Fiscais de Tributos da Sefaz participam de capacitação em sistema eletrônico de auditoria

A capacitação está sendo ministrada pelos auditores fiscais da Sefaz de Minas Gerais Nelson Salvador Júnior e Nelson Campos Filho. – Fotos: Ascom/Sefaz

Auditores fiscais de tributos da Sefaz (Secretaria da Fazenda) participam a partir desta segunda-feira, 19, de uma capacitação sobre o uso da ferramenta de AEBR (Auditoria Eletrônica do Brasil). O treinamento ocorre durante todo o dia e segue até a próxima sexta-feira, 23, no Ierr (Instituto de Educação de Roraima), no bairro Tancredo Neves.

O Auditor Eletrônico é um software que auxilia os profissionais nas atividades de fiscalização tributária. Durante a capacitação os auditores terão acesso a ensinamentos que permitirão melhorar o trabalho com as planilhas geradas pelo AEBR.

O sistema foi desenvolvido pelo Estado de Minas Gerais e foca o cruzamento de dados de arquivos eletrônicos, como escrituração fiscal digital, nota eletrônica, entre outros. Integrando esses dados por meio do Excel, consegue facilitar e definir o trabalho feito pelos auditores fiscais

A capacitação está sendo ministrada pelos auditores fiscais da Sefaz de Minas Gerais Nelson Salvador Júnior e Nelson Campos Filho, este último, o desenvolvedor do software AEBR que, atualmente, é utilizado por diversos estados sem custo para os cofres públicos.

De acordo com o auditor fiscal da Sefaz e gestor do programa no Estado, Márcio Picolli, o AEBR é hoje o melhor sistema de auditoria existente, e que é utilizado por mais da metade dos Estados brasileiro.

“É uma ferramenta que, à medida em que a gente se capacita a utilizar, os trabalhos de fiscalização melhoram, dão muito mais resultado e a gente vai conseguir fazer um trabalho de auditoria junto às empresas com muito mais qualidade. Tenho certeza de que vai ser de grande proveito para a equipe de fiscalização”, explica.

Para o secretário estadual da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, o treinamento vai oportunizar um grande ganho para Roraima, já que vai capacitar tanto auditores veteranos como os novos servidores que agora fazem parte da Sefaz depois do concurso realizado no ano passado.

“Desde 2015 que nossos auditores não recebiam um treinamento dessa importância. Por determinação do governador Antonio Denarium, buscamos os gestores do sistema na nossa co-irmã mineira e esta capacitação vai garantir um trabalho muito mais eficaz por parte dos nossos profissionais, garantindo maior arrecadação de tributos para que o Governo possa investir em saúde, educação, infraestrutura e outras áreas, promovendo maior desenvolvimento para Roraima”, afirmou o secretário.

Gilvan Costa

 

Veja também

Topo