Forint: comemoração de 16 anos do Campus Novo Paraíso marca segundo dia do maior evento do IFRR

O Fórum de Integração, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica segue até esta sexta-feira, 1º, na unidade de ensino no sul de Roraima. – Fotos: Ascom/IFRR

O reconhecimento da atuação e contribuição para o desenvolvimento do sul do estado de Roraima foi a principal tônica da comemoração do aniversário de 16 anos do CNP (Campus Novo Paraíso) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), realizada dentro da programação do segundo dia do o 11º do Forint (Fórum de Integração, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica).

Durante a ação comemorativa, a diretora-geral do campus que está sediando a edição deste ano do Forint, professora Vanessa Rufino, informou que nesse tempo de criação, mais de quatro mil pessoas foram formadas na unidade de ensino do IFRR, localizada no município de Caracaraí, e destacou a grande quantidade de profissionais entregues pelo campus, que tem garantido colocação em diversos postos de trabalho, sobretudo na área agropecuária.

“Nos orgulhamos muito do sucesso que nossos e nossas estudantes estão alcançando ao concluir a formação aqui no campus, conseguindo assumir postos de trabalho em setores e instituições estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Ficamos muito felizes em saber que estamos fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas da região sul de Roraima e também vindas de outros estados, como do Amazonas, em especial, na formação de adolescentes”, declarou.

O diretor de Ensino do campus, professor Cassiano Ramos, que é um dos servidores mais antigos do campus, considera que foi muito importante poder comemorar esses 16 anos em um momento especial como esse que é a realização do maior evento do IFRR.

“Desses 16 anos de criação, tenho 14 anos de atuação e avalio que mudou muito, tivemos diversos avanços, com melhores condições para a ampliação no ensino que oferecemos e com isso a melhoria do desempenho de nossos e nossas estudantes, que a cada dia atingem mais destaque com produção de conhecimento e em outras atividades como nas ações esportivas e aprovações em concursos de nível estadual e nacional”, destacou.

Estudante do 3º ano de Agropecuária no CNP, João Vitor Brito, participante do evento, disse que reconhece a importância da atuação do campus no sul do Estado e principalmente na vida dele.

“Nesses três anos que estou aqui vi que muita coisa mudou. A estrutura foi ampliada e melhorada, e assim mais estudantes estão podendo receber ensino aqui e para mim em particular, poder estudar no CNP tem sido muito importante, pois tenho aprendido muita coisa que não sabia, tenho me desenvolvido e me sentido capacitado ”, comentou.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, que tem acompanhado toda a programação do Forint desde o início do evento, declarou a satisfação em poder estar presente também neste momento de homenagens prestadas ao CNP, segundo campus mais antigo da instituição, que para ela, tem se destacado cada vez mais e comprindo a importante missão de garantir ensino acessível e de qualidade, e consequentemente para a transformação não só da região sul, mas de todo o estado de Roraima.

“É muito satisfatório para gente poder comprovar que todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, com tanta dedicação e comprometimento, tem realmente se convertido em resultados positivos para a sociedade, que vem recebendo constantemente tanta gente com formação de qualidade para contribuição com o desenvolvimento do nosso Estado e ao mesmo tempo, tem tido na região sul de Roraima cada vez mais oportunidade de qualificação. Tudo isso é reflexo da atuação das nossas equipes que tanto nos orgulham”, declarou.

CNP

Localizado no município de Caracaraí, distante 256 km da Capital, Boa Vista, o Campus Novo Paraíso, inaugurado em novembro de 2007, como unidade descentralizada do antigo Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), é a segunda unidade de ensino mais antiga do IFRR. A mais antiga é o CBV (Campus Boa Vista), localizado no bairro Pricumã, na Capital.

Com atuação no eixo de Recursos Naturais, o CNP atualmente oferece seis cursos, sendo quatro técnicos (três integrados ao ensino médio: Agroindústria, Agropecuária e Aquicultura; e um subsequente ao ensino médio em EAD: em Alimentos); um de ensino superior (Agronomia); e duas pós-graduações (Agroecologia e Educação no Campo e Educação para o Trânsito e Cidadania), além dos cursos FIC (Formação Inicial Continuada), que também contribuem para a qualificação de jovens e adultos da região e adjacências.

Forint

A programação do 11º do Forint, que ofereceu ao longo de três dias quase 30 atividades diferentes e gratuitas para mais de 900 pessoas que se inscreveram no evento, encerra nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro.

O último dia da programação conta com nove minicursos e a palestra de encerramento do evento “Contribuições da Educação Profissional e Tecnológica para o desenvolvimento socioeconômico em Roraima”, proferida pelo doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, professor Amarildo Ferreira Júnior.

 

 

Veja também

Topo