Funai vai instalar Base da Brigada Indígena do Prevfogo na Comunidade Serra da Moça em Roraima

Novo espaço tem por objetivo fortalecer ações de prevenção, monitoramento e atuação dos 32 brigadistas indígenas no combate a incêndios florestais dentro da TI Serra da Moça. – Fotos: Mayra Wapichana/Funai

A comunidade indígena Serra da Moça, na Terra Indígena (TI) Serra da Moça, do povo Wapichana, na região Murupu, no município de Boa Vista, em Roraima, receberá em breve a nova Base da Brigada Indígena do Prevfogo, que está em fase de finalização, e conta com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Neste último sábado, 31, houve visita à base com a presença de lideranças locais, de representantes da autarquia indigenista e de órgãos federativos que são parceiros da ação, sendo eles, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e o Conselho Indígena de Roraima (CIR).

O novo espaço tem por objetivo fortalecer ações de prevenção, monitoramento e atuação dos 32 brigadistas indígenas no combate a incêndios florestais dentro da TI Serra da Moça.

A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, presente no evento, enfatizou que a reforma estará em breve concluída, com ajuda dos parceiros, mas especialmente do esforço da comunidade e dos brigadistas indígenas, que são referência nacional de ações efetivas no combate às queimadas.

Presidenta da Funai, Joenia Wapichana.

“Aqui é uma iniciativa da comunidade indígena que colabora com a formação e atuação de brigadistas indígenas para o combate ao fogo. Uma ação de extrema importância para nosso Estado e para o território, já que durante as estiagens são esses brigadistas, os verdadeiros heróis na proteção contra as queimadas. Nós sabemos que nos últimos anos as mudanças climáticas têm demandado muito dessas ações, de proteção dos territórios e das nossas florestas, assim eles executam de forma exemplar, além de um trabalho de orientação e prevenção junto a comunidade”, pontuou.

Outro ponto importante que a presidenta reforçou, foi a participação das mulheres indígenas, frente ao trabalho de brigadista. “É um trabalho em prol de toda a comunidade indígena e da sociedade brasileira, que traz as medidas de prevenção, combate e proteção dos incêndios nos territórios”, afirmou.

Alessandro das Chagas, Tuxaua [ líder ] da Comunidade Serra da Moça, reforçou que é um momento de celebração e de agradecimento. “Em breve faremos a inauguração oficial, mas antecipamos como uma de agradecer a cada parceiro. Estamos gratos, pois é o resultado dos esforços, uma verdadeira conquista para a região, em especial aos povos indígenas, já que aqui é uma brigada indígena. E continuamos buscando novas parcerias para dar continuidade a esse trabalho”.

Alessandro das Chagas, Tuxaua da Comunidade Serra da Moça.

Nova Base da Brigada do PrevFogo

Além da Funai, a construção da nova Base da Brigada do Prevfogo conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio Ibama, do CIR, do Governo do Estado de Roraima e da Prefeitura de Boa Vista.

“Essa estrutura dará suporte para nós brigadistas, com um total de 32 brigadistas, e em especial é uma base referência para o Estado e para a comunidade Serra da Moça. só temos a agradecer”, afirmou o chefe de Brigada Serra da Moça, Romerito de Sousa Lima.

O supervisor do Ibama, Bruno Carlos, explicou que o Prevfogo tem atuado com nove brigadas no estado de Roraima, e uma delas é essa na Serra da Moça. “Essa nova estrutura dará suporte nesse trabalho que vem acontecendo desde 2018 na Terra Indígena. Ela é um verdadeiro modelo para todo o Estado, por isso ter esse novo espaço é gratificante”, complementou.

A coordenadora de brigada pelo Conselho Indígena de Roraima, Ana Paula Levi, disse que a nova estrutura irá fortalecer as ações na comunidade. “As queimadas são uma realidade, daquilo que sofremos dentro das comunidades indígenas. E ver isso ser fortalecido, é gratificante. Além disso, eu fico muito feliz de ver as mulheres nessa linha de frente, na atuação contra o fogo, mostrando que somos capazes, assim como os homens, que fortalecem a proteção do território”.

Além da Funai, Ibama e demais representações, a visita também contou com a presença do secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, César Riva.

Coordenadora de brigada pelo Conselho Indígena de Roraima, Ana Paula Levi.

Prevfogo

De acordo com informações do Ibama, há 36 anos, surgia o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). A unidade foi criada em 10 de abril de 1989 dentro da estrutura do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Centro tinha como finalidade desenvolver programas para ordenar, monitorar, prevenir e combater incêndios florestais, além de difundir técnicas de manejo controlado do fogo.  

Devido à complexidade dos problemas causados pelos incêndios florestais no Brasil, Prevfogo foi elevado ao status de Centro Especializado por meio de portaria publicada em 2001. A partir daquele ano, a unidade do Ibama buscou estabelecer o controle sobre esses incêndios por meio de estratégias como a contratação de Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

A atuação dos indígenas no Prevfogo recebe apoio conjunto do Ibama e da Funai.

TI Serra da Moça

A Terra Indígena Serra da Moça é uma área de 11.626,7912 hectares, localizada em Boa Vista, Roraima. No território, vive o povo Wapichana com uma população de 330 indígenas.

Veja também

Topo