Gestores do IFRR cumprem agenda em Portugal para analisar parcerias

Depois do seminário, os gestores visitaram universidades e institutos politécnicos para firmar parcerias entre o IFRR e instituições portuguesas. – Fotos: divulgação/IFRR

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), representado pela reitora, Nilra Jane Filgueira, e pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Sivaldo Souza, esteve presente no I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, realizado de 4 a 6 de abril, na cidade de Bragança, em Portugal. O evento foi promovido pelo Conselho das Instituições da Rede Federal, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (Ccisp), e teve como objetivo o alinhamento de compromissos para o fortalecimento do trabalho das duas instituições.

Segundo a reitora do IFRR, professora Nira Jane, foi assinado um acordo de cooperação entre o Instituto Politécnico do Porto e o IFRR para que sejam iniciadas análises de possíveis parcerias. “Esse encontro teve o objetivo de ampliar possibilidades de internacionalização do IFRR por meio de ações que destacam os itinerários formativos, a dupla certificação e projetos de pesquisa, extensão e de mobilidade que envolvem tanto estudantes quanto servidores com interesse em cursar mestrado, doutorado e pós-doutorado em Portugal”, disse.

Depois do seminário, nos dias 7 e 8, a equipe do IFRR reuniu-se com gestores de diversas instituições portuguesas, como o presidente do Instituto de Educação da Universidade de Aveiro/Campus Braga, professor Leandro Almeida, e dirigentes da Universidade do Minho. Nas duas instituições foi articulado um possível acordo com vistas à capacitação de servidores em cursos de doutorado e pós-doutorado, além de intercâmbios para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Conforme Nilra Jane, há muitas possibilidades tanto para os estudantes, por meio de intercâmbio de dupla diplomação, quanto para os servidores, que podem se beneficiar das parcerias firmadas para se qualificar.

Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRR, professor Sivaldo Souza, outras reuniões também foram realizadas nos dois últimos dias da programação, como o encontro com os gestores dos Institutos Politécnicos de Tomar, Bragança, Porto e Castelo Branco. “Os encontros foram proveitosos, e acreditamos que, a partir de agora, o IFRR tem condições de ter um processo de inserção regular e contínuo, o que traz um benefício para todos os servidores, sejam docentes, sejam técnicos administrativos, para os alunos e para toda a comunidade”, declarou.

Seminário

Por meio de reuniões, workshops, mesas-redondas e visitas interinstitucionais, o evento apresentou temáticas que distinguem positivamente as instituições participantes: a mobilidade e a dupla diplomação; a inovação formativa; os processos de cocriação e o empreendedorismo; e o fortalecimento das redes de cooperação internacional que envolvem as instituições portuguesas e brasileiras. Atualmente, Portugal é o país com o qual as instituições da Rede Federal mais cooperam. Já existem 126 acordos assinados entre instituições brasileiras e portuguesas. Com relação à dupla diplomação, pelo menos 16 instituições da Rede Federal têm acordos com institutos politécnicos portugueses em áreas como engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de alimentos, engenharia química, engenharia civil e administração.

Bruna Castelo Branco

 

 

Veja também

Topo