Gincana pela Vida: DPE-RR aborda saúde mental e redes sociais em escola no bairro Silvio Leite

Evento no Colégio Estadual Militarizado Senador Hélio Campos encerrou campanha Setembro Amarelo na Defensoria. – Fotos: Ascom | DPE-RR

Diversão, reflexão e aprendizado marcaram a segunda edição da Gincana pela Vida, realizada pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), no Colégio Estadual Militarizado Senador Hélio da Costa Campos. O evento, que contou com a participação da digital influencer Deborah Gurgel, encerrou a programação do Setembro Amarelo e reuniu estudantes do ensino médio em dinâmicas, atividades artísticas e rodas de conversa sobre os impactos das redes sociais e a importância de cuidar da saúde mental.

Para os alunos, a experiência foi transformadora. A aluna do 1º ano, Anna Alves, de 16 anos, destacou que a gincana lhe trouxe aprendizados diferentes do que aprende no dia a dia, e que levará pra vida. “Essa experiência foi única. Aprendemos que, independente das dificuldades da vida, não podemos desistir. Esse tema ajuda tanto quem enfrenta problemas de saúde mental quanto quem não enfrenta, porque mostra como podemos ajudar uns aos outros”, afirmou.

Outra aluna que participou ativamente durante toda a dinâmica, foi Marcilene Feitosa, 17 anos. Ela está no 3º ano do ensino médio, e prestes a encerrar a fase escolar, ressaltou a importância de falar sobre os julgamentos e pressões nas redes sociais. “Muita gente ainda trata saúde mental como frescura. Quando tentamos nos expressar na internet, muitas vezes recebemos críticas e comentários ofensivos. Isso machuca. Essa gincana mostra que devemos priorizar nosso bem-estar e não o que dizem sobre nós”, refletiu.

O defensor público-geral, Oleno Matos, esteve presente para conversar com a garotada e destacou a relevância da ação para aproximar a Defensoria da comunidade escolar, além de abrir espaços para diálogo sobre temas sensíveis e delicados para essa fase da vida. “Setembro é o mês da luta pela vida, mas o trabalho da Defensoria é permanente. Hoje, todos saímos vencedores, especialmente os estudantes, que tiveram uma tarde de lazer e aprendizado que vão levar para a vida”, declarou.

Com 487 alunos matriculados em dois turnos, o Colégio Militarizado Senador Hélio Campos está localizado no bairro Silvio Leite, uma região periférica de Boa Vista, diante disso o gestor da unidade, major Heitor Briglia, diz que a gincana reforça o compromisso da escola em acolher os alunos. “É um momento de alegria, mas também de conscientização sobre temas sérios como depressão, bullying e depressão. Esse diálogo traz aos alunos a certeza de que podem pedir ajuda e que tanto a escola quanto a sociedade estão prontos para acolhê-los”, ressaltou.

Essa é a 2ª edição da Gincana pela Vida promovida pela DPE-RR em parceria com a SEED e UNAMA.

Durante todo o desenvolvimento do projeto, que iniciou em 2024, a Universidade da Amazônia (Unama) tem somado forças por meio de uma parceria com o curso de psicologia. A ação possibilita que os acadêmicos conduzam as atividades e também aprendam a acolher os adolescentes. Para a universitária Karol Silva, a experiência é enriquecedora para todos os envolvidos. “Essa integração contribui para nossa formação como futuros profissionais e, ao mesmo tempo, leva aos alunos um debate necessário sobre saúde mental, redes sociais e valorização da vida. Foi um grande aprendizado, que reforça o papel da universidade como parceira da Defensoria”, destacou.

A ação, que teve como tema “Feed não mostra tudo!”, reuniu mais de 200 estudantes e contou ainda com apoio da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), além da comunidade escolar.

Veja também

Topo