Governo de Roraima atende pequenos produtores do PA Nova Amazônia

Técnicos extensionistas do instituto ofereceram serviços como emissão e renovação de DAP’s, entre outros serviços. – Fotos: Ascom/Iater

O Governo de Roraima, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), promoveu nesta terça-feira, 20, um dia de atendimento e serviços para os agricultores familiares no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na zona rural de Boa Vista. No período da manhã foram realizados mais de 60 atendimentos na ação, feita em parceria com a Coopana (Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia).

Os técnicos extensionistas do instituto ofereceram serviços como emissão e renovação de DAP’s (Declaração de Aptidão ao Pronaf), do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, deram informações sobre Crédito Rural, e palestraram sobre outorga e emissão de dispensa e licenças ambientais. Também foram distribuídas mudas frutíferas, registros de apicultura, extratos de plantel e feitas marcações de atendimentos técnicos do Iater.

Para o presidente do instituto, Marlon Buss, são as ações próximas aos agricultores que fazem a diferença. “O Iater está próximo à agricultura familiar. Vemos o esforço e o compromisso dos nossos produtores para estarem com as documentações em dia e o interesse deles em participar dos programas de Governo para crescerem suas produções com o Crédito Rural”, explicou.

O presidente da Coopana, Elizoneto Cardoso, falou que a ação atendeu a muitas pessoas, sejam sócias ou não da cooperativa: “Todo o PA Nova Amazônia está aqui. Essa parceria com o Governo de Roraima é indispensável porque eles sabem da nossa realidade no campo. Tirar e renovar DAP vencida, fazer os projetos para o Crédito Rural, tudo isso é muito importante para o pequeno agricultor”, disse, complementando que pelo bem do crescimento do setor, a parceria deve ocorrer com mais cooperativas e assentamentos do Estado.

Além do Instituto estavam presentes a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Desenvolve Roraima e Ministério da Agricultura.

O coordenador regional de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) do instituto, Wolney Parente, explicou sobre mais ações levadas pelo instituto para a PA Nova Amazônia. “Aproveitamos para orientar sobre a perfuração dos poços artesianos que será realizada com a Seadi, e a Femarh também falou da outorga desses corpos hídricos e como esse processo deve ocorrer”, declarou.

Cacau Bastos

 

 

Veja também

Topo