Nos primeiros seis meses de 2022, o Governo de Roraima autorizou a realização de 113.811 exames laboratoriais, atendendo a demanda de 9.784 pacientes da capital e do interior. O serviço é oferecido pela CMEC (Central de Marcação de Exames e Consultas) da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde).
O exame laboratorial é uma ferramenta que o profissional de saúde utiliza para fechar um diagnóstico e saber qual é o tratamento mais adequado ou quais são os medicamentos a serem indicados ao paciente.
Segundo o coordenador-geral de Regulação, Avaliação e Controle da Sesau, Eliakin Terminelle, os exames mais procurados no primeiro semestre deste ano foram os de rotina, principalmente os de hemograma: “Os exames que são autorizados pela Central são solicitados por meio das unidades estaduais: a Clínica Médica Especializada Coronel Mota, o Centro de Referência de Saúde da Mulher, o Hospital das Clínicas e o Hospital Geral de Roraima”, explica.
Beneficiária dos serviços da Central de Marcação, a estudante de farmácia Gerlane Nascimento explicou que o atendimento da unidade foi eficaz e que a sensação de ter todos os seus exames autorizados foi de alívio. “Graças a Deus consegui autorizar todos os exames de rotina da minha filha. O atendimento foi rápido e a equipe é muito atenciosa com a população”, diz.
Processo
Para solicitar a autorização, o interessado deve ir até a Central de Marcação de Exames e Consultas munido das cópias dos seguintes documentos: Identidade, CPF e Comprovante de Residência, além do Cartão do SUS e da Guia de Encaminhamento Médico.
“É importante sempre ter a cópia da documentação e a solicitação dos exames pedidos pelo médico”, complementa Terminelle.
O prédio da Central está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1364, no bairro dos Estados, ao lado da sede do TFD (Tratamento Fora de Domicílio). O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h.
Joselinda Lotas