Governo de Roraima destina alimentos para o povo Yanomami por meio do PAB

Nova remessa de produtos também atenderá às demandas do Dsei-Y e Casai-Y. – Fotos: Ascom/Seadi

Nesta semana, o Governo de Roraima realizou a entrega de banana, melancia, batata-doce e abóbora, totalizando três toneladas de produtos da agricultura familiar destinados a instituições assistenciais cadastradas no PAB-RR (Programa de Aquisição de Alimentos).

A nova remessa de produtos também atenderá às demandas do Dsei-Y (Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami) e Casai-Y (Casa de Saúde Indígena Yanomami).

A ação foi executada por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) a pedido da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Segundo a coordenadora do PAB em Roraima, Yoná Suanny, a distribuição dos alimentos também contou com apoio do Mesa Brasil Sesc (Serviço Social do Comércio). “Além da ajuda humanitária que o programa possibilitará aos povos Yanomami, o excedente desta remessa de produtos beneficiará ainda as demais associações sem fins lucrativos que necessitam do amparo alimentar”, destacou.

O secretário da Seadi, Márcio Grangeiro, explicou que o PAB fortalece os circuitos locais, regionais e redes de comercialização, valoriza a biodiversidade, a produção orgânica e agroecológica de alimentos e incentiva hábitos alimentares saudáveis.

“Periodicamente o Governo do Estado vem firmando as ações do PAB, promovendo acesso à alimentação, inclusão social, economia, sustentabilidade produtiva e diversificada, sobretudo, respeitando as culturas e tradições”, concluiu Grangeiro.

Desde 2021 o Programa Alimenta Brasil não era executado em Roraima, mas com a reestruturação do projeto em 2022, o Governo de Roraima iniciou a execução do PAB, beneficiando instituições carentes locais, como a Associação Roraimense de Pessoas com Deficiência e do Espectro Autista, Associação de Apoio Comunitário de Boa Vista, o Ministério Missionário Desígnio de Deus, a Associação Moradia Digna, entre outras.

Michel Sales

 

 

Veja também

Topo