Na manhã desta quarta-feira, 27, no auditório do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ocorreu a assinatura de um convênio entre o Governo de Roraima, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado) e o Sebrae/RR.
O convênio prevê a realização de cursos e treinamentos para a equipe técnica da Aderr e para a comunidade.
O governador Antonio Denarium classificou com um ato inédito a assinatura do convênio entre Sebrae-RR e Governo do Estado. “É algo que nunca houve e tem uma importância imensa, pois irá trazer muitos benefícios para todos envolvidos no setor agropecuário de Roraima. Esses cursos vão proporcionar a produção de produtos de qualidade e com valor agregado, fortalecendo a agroindustrialização e o desenvolvimento do campo”, destacou o governador.
Fruto de uma emenda parlamentar da deputada estadual Ângela Portela no valor de R$ 300 mil e contrapartida do Sebrae-RR no mesmo valor, o convênio vai promover a realização 22 cursos que abrangerão várias áreas do setor da agropecuária.
O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária de Roraima, garantindo a sua competitividade e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais e para preservação dos recursos naturais, em conformidade com as regras da sanidade vegetal e animal.
Cursos que serão ofertados
Planejamento estratégico, curso de análise de impacto regulatório, capacitação e aperfeiçoamento em auditorias em estabelecimentos sob inspeção permanente, capacitação sobre convênios para servidores que atuam no âmbito da defesa agropecuária, curso de desenvolvimento pessoal e liderança, curso de conhecimentos gerais da classificação vegetal e treinamento para atualização técnica em fitossanidade de citros.
Avicultura de corte, postura e enfermidades avícolas, manejo produtivo na piscicultura, manejo racional e bem-estar de bovinos, gestão produtiva da bovinocultura de leite, nutrição e manejo alimentar em bovinocultura, procedimentos para inscrição de reprodutores bovinos no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro).
E ainda, manejo sanitário e nutricional em ovinos, manejo produtivo na apicultura, boas práticas de fabricação em queijarias artesanais, qualificação de fornecedores de leite – técnicos da indústria e da extensão rural, curso de rotulagem de produtos de origem animal.
Capacitação de administração financeira e marketing de estabelecimento rural de pequeno porte, missão técnica ao Estado de Rondônia (Idaron), missão técnica ao Estado de Mato Grosso, missão técnica à comissão executiva do plano lavoura cacaueira em Medicilândia (PA).
Elias Venâncio