Governo de Roraima empossa 37 novos servidores da Sefaz e Seplan

Foram empossados 21 novos servidores na Sefaz e 16 na Seplan, que darão reforço ao uadro funcional das pastas. – Fotos: Ederson Brito

O Governo de Roraima deu posse, nesta quinta-feira, 15, a 37 novos servidores efetivos, sendo 21 empossados da Sefaz (Secretaria de Fazenda) e 16 empossados da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento). Os empossados são aprovados nos concursos públicos realizados entre 2022 e 2023.

Para a Fazenda, foram empossados 8 Técnicos de Tributos Estaduais e 13 servidores para o Centro de Tecnologia da Informação Fazendária, abrangendo os cargos de Desenvolvedor de Software, Implementador de Software, Administrador de Banco de Dados e Técnico em Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Já para o Planejamento e Orçamento, foram empossados 15 servidores para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento, com especialidade na área, e um servidor para o mesmo cargo, com especialidade em Tecnologia da Informação.

Para o governador Antonio Denarium, a posse desses novos servidores representa um marco na história das duas pastas e será um reforço importante para compor o grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização, além de reforçar o planejamento estratégico, monitoramento e avaliação de políticas públicas, bem como outras atividades referentes à administração pública.

“Nós já temos aproximadamente 4 mil servidores contratados por meio de concurso público e anunciamos também mais cinco concursos públicos para 2026, o que mostra a valorização dos nossos servidores, para que possamos dar um atendimento cada dia melhor para toda a população. Aos novos servidores que tomaram posse, eu desejo sucesso em sua plenitude como servidor do Governo”, afirmou.

Sefaz

O secretário estadual da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, também ressaltou a importância da chegada desses novos servidores.

“Em primeiro lugar, agradeço ao governador pela sensibilidade de ter realizado esses concursos. A Sefaz esteve por muito tempo com déficit de pessoal e isso refletia na arrecadação do Estado. Os investimentos feitos pela atual gestão, tanto em pessoal quanto em tecnologia, deram um novo gás para a secretaria e isso está se convertendo em impactos positivos para a nossa economia, que vem crescendo a cada ano”, pontuou o secretário.

De acordo com o secretário adjunto do Cetif, Kleber Lyra, a nomeação de novos servidores é uma medida estratégica e necessária para fortalecer a capacidade do Estado de entregar serviços públicos digitais com qualidade, segurança e continuidade.

“A Sefaz vive um momento de modernização estrutural e tecnológica, alinhado às exigências da nova Reforma Tributária e, ao mesmo tempo, guiado por um compromisso permanente com a melhoria contínua. Estamos evoluindo processos, sistemas e governança para ampliar a transparência, elevar a eficiência e garantir o melhor uso dos recursos públicos, com mais controle, rastreabilidade e capacidade de resposta. Nesse cenário, a chegada de novos servidores representa um reforço essencial”, ressaltou.

O presidente da Comissão do Concurso, Ismael Lourival Silva Filho, que é Técnico de Tributos de carreira da Sefaz, afirmou que a realização deste concurso ocorreu por inciativa e ímpeto do então Secretário de Fazenda, e hoje parlamentar, Marcos Jorge, que com sua visão de futuro e responsabilidade com o erário, alavancou o certame, rompendo um hiato de quase 30 anos de uma lacuna instável destes relevantes servidores fazendários.

“A Sefaz hoje está mais forte, a sociedade mais acolhida, posto o zelo inarredável que tem essa classe com a alavancagem tributária em prol da coletividade roraimense que, sem réstia de dúvida, se beneficiará com a maior oferta de serviços públicos”, enfatizou Ismael.

Já o presidente do Sindicato dos Técnicos de Trubutos Estaduais de Roraima (Sinttefisco), Rarisson Tataíra, disse que o ingresso desse qualificado corpo de profissionais significa a transformação do tributo em justiça fiscal, como também o latejante exercício da cidadania.

“Agradeço ao governador pela atitude, visão e coragem. A chegada desses novos técnicos representa mais serviços aos cidadãos roraimenses, maior excelência à população. Com os novos técnicos o foco retorna à fiscalização e a arrecadação, melhorando a economia e, consequentemente, a vida da população”, afirmou.

Recém-empossado, o técnico de tributos Ricardo Martins, falou da satisfação e do alívio, depois de uma caminhada tão longa até a posse.

“Desde 2023, quando a gente fez a prova, fez o curso de formação, e estava nessa batalha para ser empossado. É um alívio porque é um caminho difícil que a gente tem que fazer para poder ser servidor, ainda mais nessa área tão importante para o Estado”, concluiu.

Planejamento e Orçamento

O secretário da Seplan, Rafael Fraia, pontuou que, com a nova posse do concurso da pasta, os trabalhos desenvolvidos diariamente serão aprimorados.

“A gente vai conseguir entregar tudo que a gente precisa fazer, que é o orçamento, planejamento do Estado, os remanejamentos e tudo que a pasta tem como competência para fazer de forma mais rápida”, complementou.

Um dos novos servidores a compor o quadro da Seplan é Lucas Vinícius Pinheiro de Almeida, empossado no cargo de Analista de Planejamento e Orçamento. O profissional destaca a natureza técnica do certame e relembra que a prova exigiu-lhe muito esforço, uma vez que teria que lidar com disciplinas de alta dificuldade.

“Foi um período de muita renúncia dos momentos com a família e de lazer para se preparar para essa prova. Quando saiu o resultado, foi uma alegria enorme, ainda mais sabendo que ia fazer parte dessa gestão, que é uma gestão que só tem crescido. Então hoje é um momento de muita emoção e nervosismo, porque eu fico muito feliz, assim como os demais colegas aprovados, de ter alcançado esse resultado e de finalmente estar tomando posse e poder contribuir com a sociedade roraimense”, declarou.

Ayan Ariel e Gilvan Costa

Veja também

Topo