Para efetivar a proteção da Amazônia Legal, o Governo de Roraima e o Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), assinaram na manhã desta quinta-feira, 7, um documento que normatiza um futuro acordo de cooperação técnica entre os dois órgãos.
Essa união visa ações de conservação, proteção e desenvolvimento da Amazônia, formado pelos sete estados da região Norte e pelo estado do Mato Grosso.
“É sempre importante para nós termos essas pautas voltadas à discussão das políticas de preservação ambiental, pois ter um desenvolvimento sustentável e preservar os nossos biomas é essencial para Roraima. Foi uma honra receber um órgão tão importante quanto o Cesimpam, que veio até o nosso estado para juntar esforços para acabar de vez com o desmatamento ilegal”, disse o governador Antonio Denarium.
O documento também define as atribuições do Governo de Roraima quanto ao estabelecimento de atividades de monitoramento e análise e tem como foco o trabalho integrado do Censipam junto aos órgãos estaduais envolvidos no trabalho de preservação e desenvolvimento da Amazônia Legal, como a Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) e Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), para que se tenha um resultado mais eficaz e imediato no combate aos crimes ambientais.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, coronel Anderson Carvalho, esse é mais um grande passo dado pelo Governo do Estado. “É muito importante essa união com um órgão federal que trabalha com monitoramento e tem uma base de dados muito grande que vai nos ajudar muito no monitoramento ambiental, especificamente durante o período de estiagem, no combate aos incêndios e queimadas, mas também com a parte de hidrologia, o que torna possível mensurar as manchas de inundação decorrentes das chuvas. Agora nós teremos produtos importantes que vão auxiliar no planejamento e na execução, no combate aos incêndios e também na nas ações de Defesa Civil”, afirmou o coronel Anderson.
Atuação do Censipam
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia é o órgão subordinado ao Ministério da Defesa que integra informações e gera conhecimento atualizado para articulação, planejamento e coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal e na Amazônia Azul, em prol da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável das duas regiões. Na reunião, foi representado pelo gerente regional do órgão em Manaus, Franklin Teixeira.
Com o uso de dados gerados por uma infraestrutura tecnológica composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares e estações meteorológicas, e plataformas de coleta de dados, o Censipam promove o monitoramento da floresta amazônica, do espaço marítimo brasileiro e de outras áreas de interesse, produzindo informações em tempo próximo ao real.
Essas informações subsidiam ações conjuntas de vários órgãos que atuam nas duas Amazônias (Legal e Azul), nas esferas federal, estadual e municipal, permitindo o funcionamento articulado e integrado dessas instituições em todas as suas instâncias.
Júlia Rocha