Durante solenidade na praça do Centro Cívico, em Boa Vista, nesta quarta-feira, 10, o Governo de Roraima realizou a entrega de 16 caminhões do tipo 3/4 que para fomentar a produção da agricultura familiar do Estado.
Os veículos de média capacidade vão ajudar homens e mulheres trabalhadores no escoamento dos alimentos e produtos até às feiras e comércios do Estado. As associações e cooperativas, que vão ficar responsáveis pela administração dos bens, vão beneficiar coletivos de regiões rurais de Boa Vista, Cantá, Bonfim, Amajari, Normandia, Alto Alegre, Rorainópolis e Mucajaí.
A aquisição dos novos veículos de carga, firmados entre o Governo do Estado e emenda parlamentar do senador Chico Rodrigues, totalizam R$ 4,2 milhões em investimentos para o setor primário roraimense.
“Produção sustentável em Roraima é promover a agricultura familiar de forma contínua, em que cada dia impulsionamos iniciativas que ajudem no trabalho e na renda de todos os roraimenses. O Governo do Estado assegura aos produtores a excelência do plantio, da colheita e também facilita o escoamento e a comercialização dos produtos agrícolas”, declarou o governador Antonio Denarium durante a solenidade, que foi prestigiada por pequenos agricultores e autoridades públicas do Estado.
Na gestão de Denarium, o Governo já entregou mais de 70 caminhões e 170 tratores com recursos do Estado e de emendas parlamentares.
Os pequenos produtores ainda receberam, em ações contínuas do Executivo, grades aradoras e niveladoras, 1.350 casas de farinha e mais de 3 mil implementos agrícolas para fomentar a agricultura de Roraima.
Incentivo fiscal
Na oportunidade, o governador Antonio Denarium também assinou um decreto de incentivo fiscal para empreendimentos agropecuários no Estado.
“Com a lei 2015 isentando ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], os pequenos produtores que possuem projetos de exploração agropecuária em Roraima conseguem investir na compra de equipamentos, combustível, maquinários, tratores, caminhões, entre outros produtos, trabalhando o desenvolvimento econômico regional”, ressaltou.
“O Governo promove trabalho, renda e segurança alimentar na agricultura familiar com base no Plano Roraima 2030. Efetuamos vários projetos, também conectados com associações e cooperativas, que são as entidades na ponta com legitimidade própria para executar essas implementações e beneficiar os pequenos produtores, a base da nossa economia”, explicou o titular da Seadi, Marcio Grangeiro.
Para o produtor Benildo Gama, a agricultura familiar em Roraima tem conquistado enorme destaque.
“A gente vive um grande momento de modernização rural, onde as famílias do campo recebem incentivos para promover as atividades da roça com segurança, organização e praticidade, também com auxílio técnico”, disse.
Michel Sales