Governo de Roraima inicia atendimento especializado para diabéticos

A unidade está na Clínica Coronel Mota, localizada no Centro de Boa Vista, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h. – Fotos: Neto Figueredo

O Governo de Roraima deu início aos serviços do CEAD (Centro Especializado de Atenção ao Diabetes). A iniciativa, executada pela Sesau (Secretaria de Saúde), tem como finalidade garantir uma vida mais ativa, com mais qualidade e mais saúde para as pessoas com diabetes.

O centro começou a atender o público a partir desta terça-feira, 20. A unidade está na Clínica Coronel Mota, localizada no Centro de Boa Vista, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h.

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, destacou o fato como uma vitória para o paciente com diabetes.

“Já era um projeto que vinha sendo amadurecido e hoje celebramos a sua efetivação. O intuito é estimular o paciente a ter uma vida mais saudável, e para isso contamos com uma equipe multidisciplinar para acolher essa pessoa, de modo a garantir um tratamento mais humanizado com profissionais de diversas especialidades e garantir um procedimento mais adequado”, destacou.

A diretora geral do Coronel Mota, Rayane Santos explicou melhor sobre o horário de atendimento para a população.

“Os atendimentos irão funcionar pela manhã de segunda a sexta, das 7h às 13h, na própria unidade. O local irá funcionar como acolhimento para esse paciente”, afirmou a diretora do Coronel Mota, Rayane Santos.

Tafarel Marques, que tem diabetes há 20 anos, acredita que o centro vai ajudar muitas pessoas que necessitam de um atendimento melhor e de qualidade.

“Esse novo serviço disponibilizado é muito bom para nós que somos diabéticos, é um espaço com ótima acomodação. Esse acolhimento e olhar diferenciado era necessário, porque a diabetes não espera, quanto antes for tratada, melhor”, frisou.

Serviços ofertados

O Centro terá parceria dos serviços de enfermagem e educação física da UERR (Universidade Estadual de Roraima).

“É um serviço especializado que tem como foco atender aqueles pacientes que já estão em tratamento de diabetes. A ideia é que consigamos um acompanhamento voltado para educação em saúde, voltado para mudanças no estilo de vida, e assim contribuir para o tratamento desses pacientes”, salientou a coordenadora de enfermagem da instituição, Ellen Bertelli.

O CEAD prestará serviço no atendimento clínico multiprofissional, com cerca de 15 especialidades, na assistência à prática de atividades físicas, incluindo iniciativas como programas em grupo para auxiliar e assistir pessoas com diabetes na prática do cotidiano, com a filosofia de transformar doenças em saúde, fazendo dos corredores de longa distância com diabetes um exemplo de saúde para toda a comunidade.

Joselinda Lotas

 

Veja também

Topo