
No meio da alegria que toma conta das ruas e praças no Carnaval, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), em parceria com as Redes de Proteção às Mulheres e às Crianças e Adolescentes, está realizando mobilizações educativas em diversos pontos da cidade com o objetivo de reforçar a proteção de crianças e adolescentes e a segurança das mulheres durante o período carnavalesco.
Por meio das campanhas “Pule, Brinque e Cuide” e “Se Liga, ou Eu Ligo 180”, as equipes promovem abordagens informativas e distribuem materiais educativos, alertando a população sobre a prevenção ao trabalho infantil, fiscalização a respeito da venda e consumo de álcool por crianças e adolescentes, exploração sexual, enfrentamento à importunação sexual, ao assédio e às demais formas de violências de gênero no decorrer da maior festa popular do país.
Durante as abordagens, os foliões recebem orientações sobre os direitos das crianças, adolescentes e mulheres, reforçando a importância de um Carnaval seguro e respeitoso para todos.
A chefe da Divisão de Média Complexidade da Setrabes, Gardenya Vieira, explicou que o Pule, Brinque e Cuide é uma campanha nacional do Ministério dos Direitos Humanos.
“O Estado de Roraima adere a esta campanha para reduzir a violação dos direitos de crianças e adolescentes. Embora o foco principal seja a exploração sexual, também combatemos o trabalho infantil. Fornecemos informações sobre cuidados e orientações para que os pais possam proteger seus filhos e evitar riscos de violação de direitos”, disse.

As ações contam com a participação de servidores da Setrabes, integrantes do Conselho Tutelar, do Ministério Público de Roraima e demais órgãos que compõem a Rede de Proteção.
De acordo com a coordenadora estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Graça Policarpo, toda mulher que for desrespeitada, abusada ou sentir que seus direitos foram violados, pode procurar a Casa da Mulher Brasileira.
“Estamos localizadas na rua Uraricoera, 919, no bairro São Vicente. Dentro da nossa casa, também funciona a Delegacia Especializada da Mulher. Nossa equipe está disponível 24 horas para atender mulheres que necessitam de apoio, incluindo sábados, domingos e feriados. É uma iniciativa do Governo do Estado no combate à violência contra as mulheres. Vamos brincar um Carnaval sem violência”, afirmou.
A moradora do bairro Nova Cidade, Ruth Santos, falou que é fundamental respeitar os direitos de todos, pois o assédio e outras formas de violência são crimes graves. “Não devemos aceitar comportamentos inadequados e é necessário conscientizar sobre a importância do respeito”, ressaltou.
Além das orientações presenciais, também são divulgados canais oficiais de denúncia, garantindo que qualquer situação de violência ou exploração possa ser comunicada imediatamente.
“A campanha existe como forma de proteger as mulheres durante o carnaval. É uma ótima ideia de proteção”, disse a dona de casa, Ângela Castro.
Canais de Denúncia:
Disque 100 – Funciona 24h por dia, todos os dias, de forma gratuita e anônima. Também está disponível o WhatsApp (61) 99611-0100.
O Ligue 180 – É o canal de atendimento à mulher, gratuito e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além de registrar denúncias e dar encaminhamentos, o serviço fornece orientações e informações sobre a rede de atendimento e enfrentamento à violência de gênero.


