Governo de Roraima reforça parceria estratégica com Guiana para desenvolvimento regional

Visita reforça uma agenda construída nos últimos anos, marcada pela aproximação institucional e por resultados concretos ao longo da fronteira Brasil–Guiana. – Fotos: Fernando Oliveira

O governador de Roraima, Antonio Denarium, recebeu, nesta segunda-feira, 9, o presidente da República Cooperativa da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, que cumpre agenda oficial no Estado para participar da Cerimônia de Honraria da Comenda Forte São Joaquim.

O encontro, que ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos, com a presença do vice-governador Edilson Damião, teve como foco o aprofundamento das relações entre Roraima e o país vizinho, com destaque para cooperação econômica, logística, energética e comercial. A visita reforça uma agenda construída nos últimos anos, marcada pela aproximação institucional e por resultados concretos ao longo da fronteira Brasil–Guiana.

Durante a reunião, Denarium apresentou indicadores econômicos e estruturais de Roraima, destacando o crescimento do Estado, os avanços em infraestrutura e o papel estratégico da integração internacional para o futuro da região Norte.

Um dos principais pontos discutidos foi a continuidade do asfaltamento da rodovia que liga a Guiana a Roraima, obra executada por empresa brasileira e considerada essencial para o corredor logístico internacional.

“É uma honra para o Estado de Roraima receber a visita do presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali. Estamos trabalhando para ampliar os relacionamentos comerciais, logísticos e culturais entre Roraima e a Guiana”, explicou.

O governador ressaltou que a relação entre Roraima e a Guiana vai além da proximidade geográfica e se consolida como uma parceria estratégica para o desenvolvimento conjunto, com oportunidades nas áreas de energia, agricultura, intercâmbio universitário, comércio exterior e integração cultural.

“O nosso destino e o nosso futuro passam por esse relacionamento. Temos muitas parcerias pela frente nas áreas de energia, agricultura, relações culturais e universitárias, além de importação e exportação. Trabalhamos com um único objetivo: o desenvolvimento de Roraima e da Guiana”, completou.

O presidente Mohamed Irfaan Ali destacou a satisfação em visitar Roraima e elogiou as transformações observadas no Estado. Segundo ele, a relação entre a Guiana, Roraima –e o Brasil como um todo– vem se fortalecendo de forma consistente, com a criação de oportunidades e a redução de entraves burocráticos.

“É uma grande satisfação estar novamente com o meu amigo, o governador Antonio Denarium, e poder ver de perto a transformação e o desenvolvimento que estão acontecendo aqui em Roraima. Parabenizo pelo excelente trabalho que vem sendo realizado”, pontuou.

Ali ressaltou ainda que o governo guianense vive um momento de rápida transformação e vê na parceria com Roraima um caminho natural para ampliar o comércio, a logística e a integração regional, beneficiando ambos os lados da fronteira.

“A Guiana também vive um momento de rápidas transformações, e essa relação tem se fortalecido cada vez mais. Estamos trabalhando para eliminar burocracias, superar gargalos e criar uma relação integrada e eficiente, que amplie o comércio e fortaleça ainda mais a parceria entre a Guiana, o Estado de Roraima e o Brasil”, finalizou.

A visita do presidente da Guiana ocorre em um momento simbólico, alinhada a eventos como o Investe Roraima 2030, que apresenta as potencialidades do Estado a investidores nacionais e internacionais, e reforça a posição de Roraima como porta de entrada do Brasil para o Caribe e o norte da América do Sul.

Também participaram da reunião várias autoridades, como o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, Leonardo Cupello, os deputados estaduais Tayla Peres, Chico Mozart e Lucas Souza, os deputados federais Zé Haroldo Cathedral e Helena Lima, além dos senadores da República, Chico Rodrigues e Hiran Gonçalves.

João Paulo Pires e Ana Carolini Gama

Veja também

Topo