Governo de Roraima reinaugura escola Dom José Nepote revitalizada e mobiliada

A escola, criada em 1980, não passava por nenhuma revitalização há 15 anos. – Fotos: Ascom/Seed

Nesta segunda-feira, 22, o Governo de Roraima reabre completamente revitalizada e mobiliada a Escola Estadual Dom José Nepote, no bairro Pricumã, em Boa Vista. A ação será às 16h30, e toda a comunidade escolar está convidada a participar.

O investimento com a recuperação do prédio escolar é de R$ 1.627.344,98 advindos de recursos próprios do Governo do Estado. A escola, criada em 1980, não passava por nenhuma revitalização há 15 anos, principalmente na parte elétrica, hidráulica e escoamento da água do telhado, um pedido antigo do corpo escolar.

Entre os mobiliários novos que a unidade recebeu, estão 300 carteiras escolares, 14 kits refeitório, 40 armários, 36 mesas para computador, 43 cadeiras para professor, freezer, geladeira,02 bebedouros, fogão, além de utensílios para copa e cozinha, 14 quadros brancos, uma TV Smart e um projetor. Todas as salas também estão climatizadas.

A Escola Dom José Nepote atende a 488 estudantes no Ensino Fundamental (6° ao 9° ano). O quadro de professores da unidade está completo, não havendo necessidade de reposição em nenhuma disciplina. No dia da reinauguração, ocorrerá também a reunião de pais e mestres para definição de algumas práticas político-pedagógicas da instituição.

“Não foi uma coisa feita de qualquer maneira. Foi uma revitalização de qualidade, feita para durar bastante tempo. Só temos a agradecer, porque anteriormente a luta era grande com goteiras e remanejando alunos por causa de salas alagadas. Agora temos conforto”, destacou a gestora da escola, Rosângela Maria Mendes.

Salas temáticas

A gestão comemora ainda a renovação da escola com as chamadas “Salas Temáticas”, já adotadas durante a pandemia e que renderam bons frutos para a comunidade escolar. Cada sala é ambientada de acordo com a disciplina ofertada.

A Sala de Ciências, por exemplo, tem equipamentos e materiais específicos deste componente curricular. Os espaços diferenciados são uma estratégia adotada pela escola para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.

Vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2006, a escola também tem a prioridade de inserir a família no contexto escolar e, para isso, trabalha o apoio aos pais, com destaque para o acolhimento, desde a entrada até a saída da escola.

Investimentos do Governo na recuperação de prédios escolares

O Governo de Roraima segue investindo na reestruturação dos prédios escolares. Até o momento, já foram entregues 35 escolas revitalizadas e mobiliadas em todo o Estado.

Na capital, das 17 escolas que passam por manutenção, oito já foram entregues para a comunidade escolar. O investimento com a revitalização destas escolas é de R$ 9 milhões do Tesouro Estadual, beneficiando mais de 6.800 estudantes com ambientes renovados, equipados e propícios para o desenvolvimento do processo educacional.

As escolas entregues na capital são: Lobo D’Almada, no Centro, Carlo Casadio, no bairro Centenário, Olavo Brasil, no Jóquei Clube, Colégio Estadual Militarizado Wanda David de Aguiar, no bairro Raiar do Sol.

Também é o caso do Colégio Estadual Militarizado Maria de Lourdes Neves, no Pintolândia, Escola Estadual Fernando Grangeiro, no Caranã, da Escola Estadual Ana Libória, no Mecejana, e da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, no Pricumã.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo