“A minha expectativa é dar o melhor de mim para os meus alunos e me aperfeiçoar na minha carreira. Estou muito contente. Eu estou aqui para receber a posse”. Com essas palavras de motivação, Antônio Andrade Pinto, professor de Língua Materna Macuxi há 20 anos na comunidade do Contão, município de Pacaraima, foi empossado como professor indígena da rede estadual de ensino de Roraima.
Antônio está entre os 174 professores convocados para tomar posse nesta terça-feira, 7, no Concurso Público Específico e Diferenciado para Professores Indígenas promovido pelo Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
A cerimônia ocorreu durante à tarde no Ginásio Hélio Campos, bairro Canarinho. Do total de convocados, 111 apresentaram-se aptos à posse.
“O Governo de Roraima tem valorizado a educação com o concurso diferenciado e específico e também com reforma, construção de escolas nas comunidades e com a aquisição de novos utensílios e equipamentos, concedendo também todos os direitos dos nossos professores, como por exemplo, pagamento de progressões”, destacou o governador Antonio Denarium.
Além do governador Antonio Denarium, participaram da solenidade o secretário de Gestão Estratégica e Administração, Anselmo de Menezes, o secretário de Educação e Desporto Nonato Mesquita, a diretora do Departamento de Educação Escolar Indígena, Irisnaide Souza, o vice-prefeito do Uiramutã, Jeremias Lima.
Também estiveram presentes diretores de Departamentos da Seed e da Segad, familiares e convidados dos empossados.
O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita ressaltou que o Governo do Estado está investindo maciçamente na educação indígena, com foco na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
“A Seed está dando continuidade ao processo de melhoria da qualidade da educação indígena não apenas com a convocação de novos professores, mas também com investimentos na formação dos docentes, à exemplo do início da primeira turma de Magistério Indígena Tamarai, voltado aos professores de Língua Materna”, disse.
Professora comemora estabilidade financeira e profissional
Esta é a 2ª convocação do Concurso Público do Magistério da Educação Indígena e a rede estadual de ensino passa a contar com 659 novos professores no quadro efetivo. Os docentes vão reforçar o atendimento educacional nas escolas dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.
A professora de História Maria de Fátima Aquino, do município de Bonfim, atuava na rede estadual de ensino por meio de processos seletivos há 11 anos. Ela encontrou no concurso a estabilidade que tanto almejava.
“Eu digo que eu me preparei para hoje estar aqui. É tanta emoção que faltam palavras. Este momento está sendo inesquecível. É uma oportunidade única que não podemos desperdiçar” disse comemorando.
Novos professores começam a ser lotados nesta quarta-feira
A lotação dos novos professores para atuação em sala de aula será imediata e ocorrerá nesta quarta-feira, 8, e quinta-feira, 9, no DRH (Departamento de Recursos Humanos) da Seed, localizada na rua Barão do Rio Branco, N° 1.495, Centro.
O atendimento aos professores se dará pela disciplina que será lecionada nas comunidades. No dia 8, quarta-feira, às 8h da a lotação será dos professores de Línguas Maternas e professores de Áreas do Conhecimento dos municípios de Alto Alegre, Amajari e Boa Vista – Rural.
Na quinta-feira, 9, serão atendidos os professores das Áreas do Conhecimento que atuarão nas escolas localizadas nos municípios de Bonfim, Cantá, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.
Layse Menezes