Em um momento histórico para Roraima, dezenas de comunidades indígenas de dez municípios do Estado estiveram presentes para prestigiar a assinatura do termo de posse dos aprovados no concurso público para professor indígena da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
O evento ocorreu no Parque Anauá na tarde de quinta-feira, 25. Dos 837 professores convocados, 485 compareceram para receber o seu termo de posse após apresentar toda a documentação exigida em edital. Foram ofertadas mil vagas imediatas.
“Esse concurso era um pedido antigo das comunidades indígenas, pois o último ocorreu há 15 anos. É uma satisfação participar de um momento tão importante para a Educação de Roraima, uma ação pioneira que atende as nossas comunidades indígenas”, destacou a primeira-dama Simone Denarium, que prestigiou a solenidade.
Muitos familiares foram ao evento para celebrar a posse de parentes e amigos. Em alguns casos, membros da mesma família foram empossados juntos e vão seguir a mesma carreira no magistério. Foi o caso das professoras Josélia de Assis e Josinete Mara de Assis, que são irmãs.
Ambas são do município de Alto Alegre. Josélia já era servidora concursada do Estado, mas investiu nos estudos para tentar uma vaga como professora indígena. Ela afirma ter como motivação a própria comunidade onde vive, para a qual quer dedicar o novo trabalho. “Muito orgulho em representar o meu povo”, delcarou a nova concursada.
Já Josinete prestou concurso pela primeira vez e teve a conquista da aprovação. Agora, ela vai lecionar História para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escolas indígenas de Alto Alegre. “Eu estava cursando a faculdade quando o edital foi publicado. Me inscrevi e passei em primeiro lugar”, explicou, emocionada.
A professora Maria Betânia veio do município de Amajari para assinar o termo de posse. Para ela, a conquista do concurso é resultado da luta do povo indígena em busca de melhorias para as comunidades. “É um momento único porque foi uma luta muito grande não só de professores, mas também das lideranças indígenas. Trago a importância dessa valorização, o entendimento de como se faz uma educação específica diferenciada”, destacou.
Concurso garante estabilidade e benefícios para novos professores indígenas efetivos
Os professores concursados ganham além de um emprego, estabilidade e carreira. Não necessitam mais se candidatar anualmente em um processo seletivo, além de receber benefícios estaduais como progressões verticais e horizontais.
“É um marco na história de Roraima por se tratar do momento da posse dos aprovados do primeiro concurso diferenciado para as comunidades indígenas realizado pelo Governo de Roraima. Isso mostra respeito, zelo e compromisso do governador Antonio Denarium com todos os povos e as suas respectivas culturas do Estado”, salientou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.
A coordenadora da Opirr (Organização de Professores Indígenas de Roraima), Rosivânia Demétrio Magalhães, disse que além de um marco, é um privilégio ter um concurso diferenciado para atender aos povos indígenas.
“É com espírito de gratidão às nossas lideranças que lutaram para que esse concurso acontecesse, e acreditamos que vá fazer a diferença porque há muitos anos vivíamos como professores ‘seletivados’. Chegava no final do ano, o contrato acabava e nossas aulas muitas vezes só começavam no meio do ano. O concurso fortalece a educação e nos ajuda”, completou.
Lotação imediata
Desde as 8h da manhã desta sexta-feira, 26, o DRH (Departamento de Recursos Humanos) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está realizando o procedimento de assinatura do termo de exercício, cadastro e lotação dos novos concursados no auditório do órgão, localizado na rua Barão do Rio Branco, nº 1.455, Centro.
As senhas são entregues de acordo com o nível de classificação do empossado e por município de inscrição, conforme consta em edital.
Agenda
– Nesta sexta-feira, 26, os empossados que vão lecionar no município de Uiramutã estão sendo atendidos.
– No dia 29 de agosto às 8h inicia a entrega de senhas para os professores de Pacaraima.
– No dia 30 de agosto, é a vez dos professores de Normandia.
– No dia 31 de agosto, a partir das 8h, os professores de Alto Alegre serão atendidos; e do Cantá, a partir das 13h.
– No dia 1º de setembro, às 8h da manhã, professores de Bonfim, Caroebe e São João da Baliza serão atendidos; no mesmo dia, professores da Boa Vista (área rural) serão atendidos a partir das 11h.
Documentos
Para a lotação, os professores devem apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
– Ofício de Apresentação,
– Termo de Posse,
– Carteira de Identidade,
– Título de Eleitor,
– RANI ou Autodeclaração e Declaração de Pertencimento Étnico,
– Diploma e Histórico Escolar,
– Comprovante de Residência,
– Pis/Pasep,
– Certidão de Casamento (se for casado),
– Certidão de Dependentes (se tiver filhos),
– Certificado de Reservista (para homens),
– Comprovante de conta do Branco do Brasil
– Uma foto 3×4.
Layse Menezes