Dando sequência às ações para a melhoria da estrutura das unidades de saúde do Estado, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), realizou o repasse de computadores e mobiliários que vão reforçar as atividades desenvolvidas pelo CER II (Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual).
Ao todo, foram repassados 12 novos computadores e 5 armários.
“Somos uma referência para todo o Estado e ultimamente temos recebido esse reforço de equipamentos. Na semana passada foram entregues os armários e agora recebemos computadores de última geração que vão ajudar muito nos serviços [da unidade]”, destacou a diretora Geral do CER II, Irgélia Ramos.
Serviços do CER II
As atividades do CER II funcionam no prédio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência em Boa Vista. A unidade atende todos os casos neurológicos do estado, como síndrome de Down, espectro autista, microcefalia, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e traumatismo craniano.
A equipe é composta por assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, fisiatra, pediatra, psicólogos e profissionais de enfermagem. Um trabalho essencial para os pacientes, que será aprimorado com os novos equipamentos.
O paciente é encaminhado até a unidade com o diagnóstico fechado. Logo, é feito agendamentos para que ele receba os serviços.
“O médico indica quais são as terapias que ele precisará realizar e então fazemos o agendamento, uma ou duas vezes na semana dependendo da necessidade”, explicou Ramos.
Segundo a diretora, o centro realiza uma média de 3.667 atendimentos mensais em todas as áreas para auxiliar os pacientes com problemas neurológicos em processo de recuperação.
“É um trabalho importante para a comunidade. Vamos melhorar muito para que cada vez mais possamos estar prestando um serviço com qualidade”, ressaltou.
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência em Boa Vista está localizado na Avenida São Sebastião, 1195, bairro Santa Tereza. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h30.
Suyanne Sá