Governo Estadual reforça disposição para ações integradas com o Governo Federal em Roraima

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, se prontificou de avaliar as demandas locais para que as dificuldades sejam sanadas e os serviços de saúde sejam ampliados. – Fotos: Fernando Oliveira

O Governo de Roraima recebeu na quarta-feira, 1º, a ministra da Saúde Nísia Trindade e a comitiva ministerial que realiza visita institucional a Roraima.

Durante a primeira reunião no Palácio Senador Hélio Campos, o governador Antonio Denarium reafirmou o compromisso do Governo do Estado de prestar assistência em saúde para todas as pessoas que vivem em Roraima, como preconiza o SUS (Sistema Único de Saúde) e manter o bom relacionamento com o Governo Federal com foco no fortalecimento de ações conjuntas em prol do bem-estar da população.

A comitiva ministerial que veio acompanhar os postos de assistência à saúde indígena localizados no Estado e fazer o lançamento da campanha de vacinação indígena contra a covid-19 se mostrou satisfeita com o empenho do Governo e se prontificou de avaliar as demandas locais para que as dificuldades sejam sanadas e os serviços de saúde sejam ampliados.

“É muito importante o bom relacionamento dos Governos Federal e Estadual, e Roraima tem buscado manter esse bom relacionamento. O Governo de Roraima apoia iniciativas como essa da ministra de vir aqui conhecer a nossa realidade e se coloca à disposição para atuar em parceria com o Governo Federal para melhorar ainda mais o atendimento à população roraimense”, esclareceu o governador Antonio Denarium.

De acordo com a ministra Nísia Trindade ter a oportunidade de ter o contato direto com o secretariado é muito importante para esclarecer questões complexas e unir forças para superar a crise humanitária que envolve o povo Yanomami.

“Agradeço a recepção e é uma honra estar em Roraima. Essa visita agora se deve a uma agenda de trabalho que visa medidas a curto e longo prazos, visto que os indígenas fazem parte de Roraima e constatamos a importância do esforço cooperativo, por se tratar de um problema muito complexo que requer de fato um projeto amplo e um esforço conjunto para evitar que novas crises ocorram”, complementou a ministra.

Ela ressaltou a satisfação de ver o interesse do Governo no sentido de fazer pactos interfederativos como vacinação contra a covid-19, por exemplo. “Então tenho certeza que poderemos contar com o apoio do Governo na vacinação, bem como em outras ações que visem fortalecer o Sistema Único de Saúde e a pesquisa científica”, reforçou.

Equipe de Governo faz esclarecimentos técnicos durante agenda ministerial

Para garantir os esclarecimentos necessários e o avanço no alinhamento do trabalho, secretários estaduais e equipe técnica de governo participaram da reunião, incluindo a primeira dama Simone Denarium, o vice-governador Edilson Damião, o secretário chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, o secretário do Índio, Marcelo Pereira, o secretário de Educação, Nonato Mesquita, a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares e o secretário de Comunicação, Weber Negreiros.

“Já firmamos algumas parcerias e protocolos de intenção de melhorias a nível estadual com integração dos municípios e participação direta do ministério da Saúde que irá promover essa interlocução de forma a promover a saúde de forma mais integrada isso graças a equipe de apoio do MS e em detrimento da postura republicana do governo de Roraima que sempre se colocou a disposição. E na saúde o reforço dessa integração vai ser fundamental”, enfatizou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

Lidiane Oliveira

 

Veja também

Topo