Governo Federal busca solução para as exportações para a Venezuela

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, atenderá ao pedido feito pelo ministro Mauro Vieir e receberá nesta terça-feira, 20, a delegação brasileira chefiada pelo embaixador do Brasil, em Caracas. – Foto: Secom/RR

Atendendo ao pedido do governador de Roraima, Antonio Denarium, o Governo Federal vai intervir por uma solução definitiva no impasse gerado na fronteira com a Venezuela que está impedindo a entrada de produtos alimentícios para o país vizinho. O documento (Ofício 151/23) enviado ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 14 de junho, foi atendido positivamente nesta segunda-feira, 19.

“O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, me confirmou que a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, atenderá ao pedido feito por ele e receberá na terça-feira, 20, às 15h30, a delegação brasileira chefiada pelo embaixador do Brasil, em Caracas, na tentativa de buscar uma solução quanto nossas exportações para que tudo volte ao normal”, disse o governador Antonio Denarium.

O Ofício 151/23, do Governo de Roraima, busca o apoio do Governo Federal, por meio do Itamaraty, e Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O documento aponta para a proibição do governo venezuelano no que tange a entrada de gêneros alimentícios, permitindo apenas a passagem do trigo.

Relata ainda que a determinação não teve nenhuma tratativa anterior, o que pegou os empresários brasileiros completamente desprevenidos e gerando prejuízos à classe, as exportações brasileiras e criando um entrave que há muito tempo não ocorria entre os dois países.

Agenda para a solução

Além disso, integrará o encontro o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Carlos Goulart, pela diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lucia de Paula Viana, e pelo diretor do Departamento de Temas Não-tarifários e Sustentabilidade da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Marco Antônio de Araújo.

Participam também o superintendente Federal de Agricultura em Roraima, Plácido Alves de Figueredo Neto, além de diplomatas das áreas específicas do Ministério das Relações Exteriores e do gabinete do ministro.

Wesley Oliveira

 

Veja também

Topo