O turismo é uma das atividades em pleno crescimento no Estado e Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) vem trabalhando em novos roteiros para atrair os olhos do público roraimense, de outros Estados do Brasil e o internacional, conforme normativas e determinações do Plano Estadual de Turismo.
Entre os novos roteiros trabalhados pela gestão, junto com o trade turístico local, estão os municípios do Sul do Estado, com foco nas modalidades de turismo de pesca esportiva, de observação, de aventura, entre outras potencialidades nessas localidades.
O governador Antonio Denarium pontuou que Estado possui particularidades que tornam Roraima um destino turístico com muitas possibilidades para todos os tipos de público.
“Agora, a equipe do Governo do Estado trabalha nas rotas turísticas do Sul do Estado, que possui uma ambientação única, com a floresta amazônica em plena forma, rios e lagos de encher os olhos, pássaros únicos e outras atrações naturais especiais. É esse Roraima que queremos exaltar e atrair novos olhares”, disse.
Para identificar os novos roteiros em potencial, a Secult realizou uma visita técnica na região, para conhecer as potencialidades e os recursos naturais que podem ser trabalhados turisticamente.
Como resultado, três roteiros integrados com potencial foram identificados entre envolvendo os municípios de Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz e São João da Baliza e Caroebe: o roteiro geoturístico entre esses municípios, o roteiro de observação de aves e o roteiro de apreciação de árvores, conforme destacou o diretor do departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito.
“O roteiro de apreciação de árvores é inédito no país e vamos propor todos esses roteiros integrados entre os municípios, além de roteiros nos próprios municípios para as agências, as operadoras de turismo, jornalistas e especialistas, bem como os influenciadores do turismo do Estado no nosso Famtour, que é o nosso trabalho de familiarização turística que vai ser realizado no mês de dezembro em parceria com o Sebrae-RR”, explicou.
Famtour
Para quem não está familiarizado com o termo, o “Famtour” tem como objetivo apresentar os roteiros para as empresas conhecerem tanto os atrativos turísticos quanto a estrutura turística de hotéis, de pousadas, de restaurantes, de lanchonetes, bares, a infraestrutura turística e básica desses municípios a fim de promover a construção de produtos turísticos que vão ser comercializados.
Na Famtour a ser organizado pelo Governo de Roraima, em parceria com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), será apresentado às agências a ficha do produto turístico em cada um desses municípios, que também poderão apresentar dois ou até três roteiros que poderão ser trabalhados pelas agências.
O diretor da Detur frisou que a proximidade da região sul com o Estado do Amazonas, a capital Manaus e o município de Presidente Figueiredo proporciona uma melhor demanda de procura por visitação turística em função da oferta que vai ser gerada.
Brito também pontuou que, na região Sul do Estado, outros espaços que chamam a atenção, como balneários, serão estruturados pelo Governo de Roraima, para que esses locais e empreendimentos se tornem passíveis de visitação turística.
“Também, nós já visitamos algumas propriedades rurais, falamos com esses proprietários e eles também serão envolvidos em roteiros voltados às experiências de turismo rural que o sul do estado vai oferecer para as agências e em breve nós vamos dar ampla publicidade a esses produtos turísticos”, reforçou.
Ayan Ariel