Governo investe mais de R$ 5 milhões em tecnologia para regularização fundiária em Roraima

Com a nova tecnologia, os técnicos do Iteraima passam a coletar dados topográficos em campo com alto nível de precisão. – Fotos: Fernando Oliveira

O Governo de Roraima realizou nesta quarta-feira, 17, a entrega 34 GPSs geodésicos de última geração e sistemas ArcGIS ao Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima). O investimento, superior a R$ 5 milhões, foi destinado à modernização fundiária em todo o Estado.

Segundo o governador Antonio Denarium, o investimento reforça o compromisso do Governo com a modernização da gestão fundiária e a ampliação da segurança jurídica para a população.

“Hoje nós estamos aqui para entregar equipamentos para o Iteraima. São investimentos de aproximadamente 5 milhões de reais para facilitar o georreferenciamento, que vai dar mais agilidade e segurança nos processos de titulação e regularização fundiária. Gostaria de parabenizar todos os servidores do Iteraima pelo trabalho realizado, pelo esforço, pela dedicação, fazendo com que o Estado de Roraima tenha o maior programa de regularização fundiária do Brasil”, afirmou.

Com a nova tecnologia, os técnicos do Iteraima passam a coletar dados topográficos em campo com alto nível de precisão, com transmissão imediata das informações para os sistemas do Instituto, reduzindo o tempo de processamento e a ocorrência de erros.

A integração dos GPSs geodésicos com o sistema ArcGIS permite maior controle territorial, evitando sobreposições de áreas e garantindo mais confiabilidade nos dados utilizados na regularização de terras.

O presidente do Iteraima, Ionilson Sampaio, destacou que a modernização vai além da compra de equipamentos, incluindo capacitação técnica dos servidores e licenças especializadas.

“Isso é apenas o início da transformação que o Iteraima vai passar, equipamentos de última geração, equipamentos de ponta, que vai permitir celeridade, precisão nas medições, no georreferenciamento, no geoprocessamento. Isso não é só equipamentos físicos, agregado a isso vêm licenças dos equipamentos que também foram adquiridas, a capacitação dos servidores no sentido de que a gente continue a regularização fundiária agora, com mais segurança e celeridade que é o que a população de Roraima espera e deseja que o Iteraima faça”, afirmou.

Rosiane Menezes

Veja também

Topo