Para fortalecer os empreendimentos roraimenses, a Desenvolve Roraima liberou na manhã desta terça-feira, dia 10, mais de R$ 500 mil em recursos que serão investidos no negócio de cerca de 90 mulheres. A cerimônia de liberação de recursos ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos, no Centro Cívico.
Parte destas mulheres atendidas pela Desenvolve Roraima vieram do Programa Potencializando Mulheres, da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social). A coordenação do programa selecionou aquelas que são donas do próprio negócio e as encaminhou para a análise de crédito com a equipe da Desenvolve Roraima.
O diretor-presidente da Desenvolve Roraima, Adailton Fernandes, ressaltou que o Microcrédito Empreendedor é um programa permanente. “Este é um programa que a qualquer momento o empreendedor pode procurar a agência, pois estaremos prontos para atender, proporcionando o desenvolvimento e o fomento dos recursos
O empreendedor, formal ou autônomo, que seja contemplado com o crédito tem seis meses de carência para começar a pagar o valor recebido, com juros de 0.99% e até 30 parcelas para pagamento.
Nesta etapa, foram contempladas exclusivamente mulheres donas do próprio negócio com empreendimentos estabelecidos tanto na capital Boa Vista, como nos demais municípios do Estado e de diversos segmentos; alimentação, corte e costura, confecção, do setor do comércio ou serviço.
Jaynne Helena de Sousa, de 27 anos de idade, é confeiteira, faz bolos e docinhos para manter as contas de casa e foi empreendendo que ela encontrou a motivação que precisava. Mãe de três filhos, ela revela que está grata por poder contar com o apoio do Governo.
“Agora posso realizar os meus sonhos. Com o crédito vou comprar materiais que eu não tinha condições de obter; um forno, uma panela mexedora para eu produzir maior quantidade em menos tempo”, contou a confeiteira.
“Ninguém potencializa o que não existe, então esse governo sabe reconhecer o saber, o talento e o potencial dessas mulheres que estão aqui. Que possamos ter sempre a força e sabedoria para superar os desafios que são constantes na vida empreendedora”, disse a secretária da Setrabes, Tânia Soares.
Amanda Teixeira