Com o intuito de melhorar ainda mais os atendimentos aos moradores no interior, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, está ampliando o diagnóstico de exames realizados à distância, com o telediagnóstico de eletrocardiograma.
A partir deste mês os moradores de Caroebe passam a contar com o serviço, que já alcançou oito municípios, desde a implantação em outubro de 2018.
De acordo com a coordenadora Geral de Atenção Básica, Helena Castelo Branco, o telediagnóstico é uma ferramenta que proporciona aos médicos a condição de oferecer um melhor diagnóstico para o usuário da unidade básica de saúde e sem o transtorno do deslocamento do morador até a capital.
“O exame é realizado na própria unidade e o técnico encaminha os dados para Minas Gerais, por meio da plataforma nacional de telediagnóstico. Em até duas horas, o exame com laudo retorna para a unidade básica de saúde, onde é impresso pelo técnico responsável e entregue ao paciente, evitando assim o deslocamento do paciente até a capital”, esclareceu.
A enfermeira Marcele Santos de Castro, que trabalha no Núcleo de Telessaúde, ressaltou que o exame é realizado de forma rápida e segura.
“O serviço de Telediagnóstico disponibiliza laudos de eletrocardiograma on-line, agilizando assim, o diagnóstico e o tratamento do usuário”, complementou.
Atuação decisiva em oito municípios de Roraima
O serviço de Telediagnóstico ECG já é realizado nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Caroebe, Mucajai, Normandia e Uiramutã. De janeiro a dezembro de 2020, foram realizados 9.276 exames, enquanto em 2021 esse número foi de 15.804.
Joselinda Lotas