Governo nomeia 102 novos policiais penais aprovados em concurso público

Após os trâmites legais, eles passam a integrar o corpo de segurança pública no âmbito do sistema prisional de Roraima. – Fotos: Secom-RR

O Governo de Roraima está encerrando o ano com reforço na segurança pública do Estado. Nesta sexta-feira, 23, o governador Antonio Denarium assinou o decreto de nomeação de 102 candidatos do cadastro de reserva aprovados para os cargos de policiais penais do concurso público da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania).

A assinatura do documento ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos. Os futuros servidores fazem parte da 2ª turma de policiais penais que passaram pelo curso de formação.

A partir da nomeação, os policiais penais têm um prazo para entrega de documentação necessária para a posse e passar por bateria de exames médicos. Após essas etapas, eles passam a integrar o corpo de segurança pública no âmbito do sistema prisional de Roraima.

Durante os quatro anos de gestão, o Governo de Roraima fez diversos investimentos na segurança pública do Estado, entre os quais, a realização do concurso para a contratação de pessoal.

“O Governo fez e vai continuar investindo na segurança pública de Roraima. Ampliamos e fizemos o maior concurso da Polícia Penal, contratando inicialmente 444 policiais, e elevamos o quadro para 711 servidores. Hoje é muito importante a nomeação dessa parte do quadro para atuar para garantir o bom funcionamento do sistema prisional”, declarou o governador Antonio Denarium.

O futuro policial penal Cleiferson Conceição de Souza está entre os 102 nomeados e falou sobre a luta enfrentada por todos para alcançar a conquista.

“É uma continuação de um processo árduo, mas satisfatório. A gente alcançou esse êxito pela dedicação ao estudo. Foi um processo de dois meses, onde foi testado nosso conhecimento, o psicológico, e o espírito de equipe, também com o estágio nas unidades prisionais. Em termos de segurança pública, quem ganha é a sociedade”, destacou.

Para Gislayne Silva de Deus, que em breve será efetivada no quadro da Polícia Penal de Roraima, o momento é de celebração.

“Esse momento de chegar à vitória depois de muita luta é muito especial para a gente. Ainda faltam alguns passos, mas o fato de o Governo ter construído esse caminho até aqui é muito importante para a gente e uma vitória sem precedentes para a segurança pública de Roraima”, frisou.

Qualificações

Dos 444 aprovados do cadastro de reserva, somente 323 policiais penais concluíram o curso de formação e aguardavam ser chamados para tomarem posse e exercer a carreira.

O curso durou cerca de 65 dias com 480 horas-aulas ministradas por profissionais de todo o país, inclusive, de Roraima. Eles estão qualificados em todas as áreas de atuação futura, tanto em relação à segurança quanto na área de ressocialização dos reeducandos do sistema prisional, onde vão exercer o trabalho.

Nesta etapa, mais 102 policiais estão sendo nomeados para assumir os postos, enquanto os outros vão assumir as vagas conforme disposição do sistema penitenciário roraimense.

Em meados deste ano, 100 classificados do cadastro de reserva assumiram de imediato os postos no sistema prisional, conforme explicou o secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes.

“É mais uma promessa cumprida do governador Antonio Denarium. No início desse ano, ele prometeu nomear o quadro e está cumprindo a promessa, fortalecendo a segurança pública e principalmente trazendo condições de mais ressocialização aos internos do sistema penitenciário”, disse.

Após tomarem posse, os novos policiais exercerão suas funções na Penitenciária de Rorainópolis, no sul do Estado.

“Esses novos profissionais vão principalmente exercer a profissão no presídio de Rorainópolis e garantir a segurança da unidade. Além disso, eles levam também para a comunidade de Rorainópolis mais pessoas qualificadas e vão ainda participar da economia de Rorainópolis e do Estado”, disse.

Próximos passos

• Assinatura, ocorrida no dia 23 de dezembro de 2022;

• Na segunda-feira, 26 de dezembro, será publicado o edital de documentação a ser apresentado;

• De 9 a 11 de janeiro de 2023 entrega da documentação, das 8h às 13h da sede da Sejuc;

• Nos dias 12 e 13 ocorrerá a realização da perícia médica admissional, na Segad, das 8h às 12h;

• Dia 18 de janeiro de 2023 será publicado o resultado final dos candidatos aptos à posse;

• Dia 20 de janeiro de 2023 haverá a posse dos aprovados.

Wesley Oliveira

 

Veja também

Topo