O Dia Internacional da Mulher é um grande marco da luta das mulheres pela conquista de direitos e igualdade. Para celebrar a data, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) realizou, nesta sexta-feira, 10, uma programação especial voltada para as beneficiárias do projeto Colo de Mãe, durante evento de entrega de kits de enxovais que contemplou 84 mães.
A ação foi realizada no IERR (Instituto de Educação de Roraima), ofertando diversos serviços através do ônibus lilás com atendimento médico e psicológico, palestras, distribuição de informativo de combate à violência contra mulher, oficina de artesanato, design de sobrancelha, corte de cabelo e esmaltação.
A coordenadora do Colo de Mãe, Mirian Reis, destacou que foi realizada mais uma entrega de enxovais para as beneficiárias e foram ofertadas ações em alusão ao Dia da Mulher.
“Ofertamos serviços para as mães, maridos e familiares, e também palestra sobre direitos humanos e violência doméstica. Tivemos a parceria com a Casa da Mulher Brasileira que nos ajudou durante toda a manhã, oferecendo serviços e atendimentos para as mães e, de modo geral, para a população presente”, disse.
A beneficiária Maria Trindade, que está grávida do seu segundo filho, ressaltou que ficou muito feliz em receber o kit enxoval, pois no momento se encontra sem condições de comprar.
“O Colo de Mãe está proporcionando uma ajuda muito satisfatória, não só na entrega do enxoval, mas também em todo o cuidado que a equipe tem com a gente e com o bebê desde a visita até o nascimento, então ainda vou ter todo o acompanhamento e cuidados”, frisou.
A secretária Tânia Soares destacou que, durante todo este mês, a Setrabes vem promovendo ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com palestras, rodas de conversa, oficinas, momentos culturais, entre outros.
“Todo o ambiente foi preparado com muito cuidado e carinho por toda a equipe do Colo de Mãe, a fim de proporcionar um momento especial para as mamães e mulheres que estavam presentes, além de receberem os kits de enxovais, elas também tiveram um dia de beleza, cuidados com a saúde e informações e orientações sobre a Lei Maria da Penha”, afirmou.
Ágata Lima