Governo promove capacitação sobre salas de vacinação para servidores da saúde

A atividade terá 44 horas de duração, distribuídas em aulas de segunda a sábado. – Fotos: Suyanne Sá/Ascom Sesau

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), iniciou nesta segunda-feira, 30, uma capacitação como forma de atualização para os profissionais da saúde em salas de vacinação. As atividades seguem até sábado, dia 4, na ETSUS (Escola Técnica do SUS).

“Além dos profissionais de saúde que atuam nas salas de vacina, esse curso também tem por finalidade capacitar os agentes multiplicadores, que são os enfermeiros e os coordenadores de imunização, como uma forma de atualização sobre os imunobiológicos”, destacou a representante do Núcleo Estadual do PNI (Programa Nacional de Imunização), Simirames Lopes.

Ao todo, a atividade terá 44 horas de duração, distribuídas em aulas de segunda a sexta-feira, nos dois horários, e no sábado, pela manhã. A preparação é voltada para os profissionais de saúde dos municípios de Iracema, Cantá, Bonfim, Normandia e Mucajaí.

“Na realidade, não há um ensinamento, mas sim uma conversa [com os participantes]. A metodologia que nós utilizamos é a pedagogia da problematização, onde há uma troca de conhecimento que servirá de base para melhorar o serviço ofertado para a população”, ressaltou a enfermeira apoiadora do Estado no PNI, Náiade Bezerra.

Enfermeira pelo Cantá, Rayana Barreto é responsável por realizar a cobertura das vilas e vicinais do município. Ela comenta a importância de estar participando da capacitação.

“A importância de eu estar aqui hoje, agregando conhecimento, é poder estar levando para dentro do meu município as atualizações de imunização. Infelizmente, nós temos uma baixa cobertura vacinal e a gente espera montar uma estratégia para poder modificar esses indicadores e fazer a diferença”, pontuou.

Propagando o conhecimento

Antes das atividades desta semana, as capacitações já haviam sido realizadas nos municípios de Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luís. A ideia do NEPNI é que a atividade auxilie na execução de projetos que visem melhorar os indicadores de imunização da população.

“No final dessa capacitação, formalizaremos um projeto para a realização de uma mega campanha que busca elevar as coberturas vacinais de todos os municípios”, informou Simirames.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo