O projeto básico do concurso público da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), promovido pelo Governo de Roraima, foi divulgado na edição do Diário Oficial do Estado de quarta-feira, 13 de julho de 2022.
O documento traz as principais informações sobre a seleção e tem como finalidade a contratação da empresa que realizará o certame destinado ao provimento de cargos de Analistas de Planejamento e Orçamento, do quadro de pessoal do Governo de Roraima.
O projeto foi elaborado pela Comissão Intersetorial instituída pela Seplan por meio da Portaria Nº 117, de 27 de maio de 2022, para coordenar o andamento de todas as etapas do concurso.
“O concurso dá efetividade à criação da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento em Roraima. Um passo importante e que já era muito aguardado. É mais um concurso público promovido pela atual gestão do governo, com a finalidade de prestar serviços com eficiência para a população, com novos servidores públicos que atuarão reforçando as ações técnicas da Seplan, Secretaria que cumpre um papel primordial para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse o governador Antonio Denarium.
As instituições públicas ou privadas interessadas e com expertise em realização de concursos públicos deverão encaminhar propostas, obedecendo aos requisitos do projeto básico, em formato PDF, até o dia 31 de julho de 2022, às 23:59 horas (horário de Boa Vista-RR), prazo improrrogável, por meio do endereço eletrônico concurso@planejamento.rr.gov.br.
Cargos e vagas
O Governo de Roraima autorizou a realização do concurso em maio deste ano, com a oferta de 50 vagas para Analistas de Planejamento e Orçamento, sendo 35 vagas para preenchimento imediato e 15 para o cadastro de reserva.
De acordo com a Seplan, das 35 vagas previstas para contratação imediata, 30 serão destinadas à especialidade Planejamento e Orçamento e 05 vagas para a especialidade Tecnologia da Informação. O principal requisito para participar da seleção é ter diploma de conclusão de curso superior em qualquer área do conhecimento, emitido por instituição devidamente reconhecida pelo MEC. A remuneração inicial é de R$ 5.853,30 com uma jornada de trabalho de 40h semanais.
O secretário de Planejamento e Orçamento, Diego Prandino, destacou que do total de vagas serão assegurados, no mínimo, 5% para pessoa com deficiência [PcD], conforme previsto nos termos da Lei n° 1.172, de 10 de abril de 2017, e Decreto Federal nº. 9.508, de 24 de setembro de 2018.
Diego explicou, ainda, que o concurso será realizado em duas fases e ambas deverão ser executadas pela banca organizadora.
“A primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na aplicação de provas objetivas e discursivas e tem como objetivo verificar se o candidato possui os conhecimentos indispensáveis ao exercício das atribuições do cargo”, disse o secretário.
Já a segunda fase, de caráter classificatório, consistirá em avaliação de títulos. “Feita a seleção da empresa responsável pela realização do concurso, trabalharemos em conjunto com a instituição para lançamento do edital o quanto antes”, garantiu o titular da Seplan.
Maria Fernanda Azevedo