Governo realiza mutirão de atendimentos para reeducandos da PAMC

Foram atendidos 35 detentos da unidade prisional na Policlínica Coronel Mota. – Fotos: Brenda Lima

O Governo de Roraima, por meio das secretarias de Saúde (Sesau) e de Justiça e Cidadania (Sejuc), realizou no sábado, 30, um mutirão de atendimentos especializados para reeducandos da PAMC (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).

A atividade ocorreu na Policlínica Coronel Mota, localizada na rua Coronel Pinto, nº 636, Centro. Foram atendidos 35 detentos da unidade prisional.

“Foram realizados exames de raio-X e ultrassonografia, contando com a participação de uma equipe de 10 profissionais. Essas ações são de extrema importância para todos os envolvidos, pois ajudam a reduzir o congestionamento nos agendamentos do sistema”, afirmou a gerente técnica da Policlínica Coronel Mota, Raldenya Pereira.

Além disso, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania, realizou testes rápidos para os reeducandos da Penitenciária Agrícola no período de 18 a 29 de setembro.

Ao todo, foram testadas aproximadamente 1.641 pessoas, das quais 121 tiveram resultados positivos para sífilis, 6 para HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), 8 para Hepatite B e 5 para Hepatite C.

Segundo a gerente de Saúde Prisional da PAMC, Ana Cláudia Araújo, o objetivo dessa ação é coletar dados detalhados sobre a saúde dos reeducandos, possibilitando um melhor monitoramento e tratamento das doenças, o que aumenta as chances de cura.

“Essa ação contou com uma equipe multiprofissional que ofereceu serviços de acolhimento, notificação de resultados positivos, realização de exames de VDRL, administração de medicamentos, atendimentos médicos e de enfermagem, e encaminhamento para serviços especializados”, afirmou Araújo.

As ações de saúde para a população privada de liberdade começaram em abril de 2023 com a realização de mutirões de saúde. Ao longo dos meses seguintes, outras iniciativas, como consultas oftalmológicas e ginecológicas para reeducandas da Cadeia Pública Feminina, foram realizadas pelas equipes da Saúde Itinerante e Saúde Prisional da Sesau.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo