Governo Sem Parar atendeu cerca de 30 mil pessoas em um ano

Programa integra diversas instituições estaduais e facilita o acesso da população aos mais variados serviços. – Fotos: Neto Figueredo

Uma grande ação com oferta de serviços de secretarias e autarquias estaduais marcou, neste sábado, 19, a comemoração do primeiro ano do programa Governo Sem Parar.

Os cerca de 2 mil atendimentos foram realizados na Escola Estadual Professor Severino Cavalcante, no bairro Doutor Sílvio Botelho, beneficiando moradores da localidade e de bairros adjacentes com consultas médicas, entrega de cadeiras de rodas, além de serviços de cidadania, cuidados pessoais e atividades culturais.

De acordo com a Coordenação, em um ano de atividade, cerca de 30 mil pessoas já foram atendidas pelo Governo Sem Parar, que integra diversas instituições estaduais e facilita o acesso da população aos mais variados serviços.

“É uma premissa do programa a desburocratização e a proximidade do serviço para a população. Sabemos o quanto o nosso povo é trabalhador e, por conseguinte, seus horários são restritos. Essa é uma forma de oferecer a melhor assistência ao cidadão que necessita do atendimento médico e administrativo”, ressaltou a secretária de Saúde e uma das coordenadoras da ação, Cecília Lorenzon.

Secretaria de Saúde atendeu cerca de 20 mil pessoas durante as ações

Com oferta de consultas médicas com especialistas, de vacinação e de testagem para detecção de doenças, além de entrega de cadeiras de rodas e de óculos, a Secretaria de Saúde já realizou aproximadamente 20 mil atendimentos em 12 meses.

O coordenador do DPSI (Departamento de Políticas de Saúde Itinerante) da Sesau, Rafael Sena, destacou o quantitativo de atendimentos e a redução da demanda reprimida nas unidades convencionais.

“A saúde itinerante vem atuando no Governo Sem Parar desde novembro do ano passado, acumulando mais de 20 mil atendimentos até agora. O foco é reduzir as demandas nas unidades, e as pessoas estão sendo beneficiadas com essa assistência, de forma rápida e dinâmica, com profissionais qualificados. Hoje está previsto atender 900 pessoas. Temos vários especialistas, inclusive, por causa do novembro azul, estamos com o urologista aqui também”, afirmou o coordenador.

“Não sabíamos que tínhamos condições de fazer esse alcance. Um ano depois, estamos aqui com sucesso, com a satisfação da população, e a meta agora é melhorar cada vez mais”, reforçou Cecília Lorenzon.

Além das consultas e dos demais serviços, a Sesau realizou neste sábado também a entrega de 22 cadeiras de rodas a pessoas cadastradas no NERF (Núcleo de Reabilitação Física).

“A equipe de toda a Secretaria de Saúde tem feito um trabalho brilhante. Hoje estamos entregando 22 cadeiras de rodas, sendo duas elétricas. Ao todo, já foram entregues mais de quatro mil cadeiras só na gestão Antonio Denarium. Foi um ano de muito trabalho, o programa Governo Sem Parar é um sucesso e, não tenho dúvidas, de que em 2023 vai continuar e melhorar ainda mais o atendimento à população de Roraima”, destacou o secretário de Infraestrutura e vice-governador eleito, Edilson Damião.

População destaca a rapidez e a praticidade no acesso aos serviços

Elias Vieira da Costa, de 89 anos, morador do bairro Buritis, recebeu uma cadeira de rodas. Seu neto, Wando Costa, de 36 anos, destacou a importância do equipamento para melhorar a qualidade de vida do idoso.

“Com essa cadeira, ele pode dar uma volta na rua, ir a uma praça, não vai ficar “preso” dentro de casa, pois passa praticamente o dia inteiro sentado e fica um pouco estressado. Agora tudo vai melhorar”, afirmou.

Morador do bairro Laura Moreira, Hudson Alves, de 43 anos, se consultou com oftalmologista e com cardiologista e elogiou o atendimento. “A avaliação é ótima. Fiquei surpreso pela rapidez e qualidade do atendimento e da receptividade. Estou muito satisfeito”, enfatizou.

Maria do Socorro Silva, de 63 anos, fez consulta com ginecologista e também saiu satisfeita. “Achei ótimo o atendimento. Estive no posto médico duas vezes e não consegui assistência. Hoje fui muito bem atendida aqui”, disse.

Espaço lúdico chamou a atenção de crianças e de adultos

Entre os serviços oferecidos durante a ação, os de entretenimento chamaram a atenção neste sábado. A diretora da Biblioteca Central, Kátia Drumond, explicou que uma média de 60 a 70 crianças são atendidas por dia, dependendo da densidade populacional do bairro onde o Governo Sem Parar é realizado.

“O cinema é uma opção de interatividade para a criançada, e a procura é contínua. Todos os sábados, quando a gente vem para a ação, esse público é fiel. As crianças gostam muito. Além do cinema, oferecemos gibiteca, pois leitura é o carro-chefe da Biblioteca, pintura facial, brincadeiras com palhaços, musicais, e servimos pipoca com refrigerante. Procuramos dinamizar para atrair a criançada”, afirmou.

Com variação na procura por serviços, a quantidade de atendimentos realizada na ação pelas instituições estaduais impacta na redução de filas de espera. E, além da Sesau e da Secretaria de Cultura, participaram do Governo Sem Parar neste sábado, a Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação, Detran, as Secretarias do Índio e do Trabalho e Bem-Estar Social, Femarh, Defensoria Pública, Agência Desenvolve RR, Codesaima, Junta Comercial, Caer, Iater, Jucerr e Procon.

 

Veja também

Topo