Devido à grande demanda, a ação do Governo Sem Parar, que envolve várias instituições estaduais e tem o objetivo de facilitar o acesso da população a projetos sociais e serviços do Governo, foi realizada novamente no bairro Raiar do Sol, na Escola Militarizada Professora Wanda David de Aguiar, neste sábado, 10.
A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, ressaltou que a população tem procurado, além dos atendimentos de saúde, outros serviços que são disponibilizados durante a ação.
“Hoje foram atendidas mais de 800 pessoas. Foram oferecidas consultas com especialistas e clínicos, emissão de Carteiras de Identidade, além de todos os serviços ofertados pelas outras secretarias. A procura está sendo grande. A população está buscando não apenas a saúde, mas os demais serviços, que não conseguem realizar durante a semana”, afirmou a secretária.
O diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante da Secretaria de Saúde, Rafael Sena, disse que é gratificante ver que a população tem buscado os atendimentos durante a ação Governo Sem Parar, que ocorre todos os sábados em um bairro da capital Boa Vista.
“Identificamos uma demanda muito grande na ação passada e viemos hoje, com cardiologista, dermatologista, pediatra, ginecologista e os oftalmologistas. Além dos atendimentos de saúde, tivemos os serviços da Defensoria Pública, com a emissão de Registro Geral, da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) e da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), resolvendo os problemas da população. Então, foi bastante satisfatório, bem organizado. O povo ficou muito satisfeito”, frisou.
O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica da CVGS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), José Vieira Filho, destacou os serviços oferecidos para a população na ação Governo Sem Parar.
“A CGVS está acompanhando todas as semanas a ação do Governo. Hoje estamos trazendo a testagem para detecção de HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C, covid+19 e também a vacinação. Estamos ofertando a vacina contra a covid-19, hepatite, febre amarela, tríplice viral e tétano”, ressaltou.
A estudante do Curso Técnico de Enfermagem, Lorena Lucena, de 25 anos, mora no bairro Raiar do Sol e foi à Escola Wanda Aguiar para se vacinar. Ela falou que é muito bom ter esse tipo de atendimento no fim de semana.
“Eu soube por pessoas próximas a mim e vim procurar pela sala de vacina. Achei o atendimento muito bom para a sociedade, principalmente porque tem pessoas que moram longe, que não têm tempo de ir ao posto de saúde durante a semana. Achei muito legal essa proposta”, disse.
O pedreiro Aldair José Brito do Nascimento, de 47 anos, que mora no município de São João da Baliza, ficou sabendo da ação em uma fila da Caixa Econômica e resolveu ir para fazer uma consulta com o oftalmologista.
“Eu vim procurar o atendimento com o oftalmologista e fui bem atendido, graças a Deus. É bom esse atendimento no final de semana, pois a gente, às vezes, não tem tempo no meio da semana, porque trabalha e, no final da semana, é ótimo”, afirmou.
Vânia Coelho