Hemoraima amplia coleta por aférese após capacitação de enfermeiros e técnicos

O objetivo da capacitação é otimizar esse tipo de coleta com mais profissionais qualificados para fazê-la, garantindo mais agilidade neste processo. – Fotos: Ascom Sesau

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) terá em breve mais profissionais capacitados para fazer o processo de coleta por aférese, quando somente as plaquetas ou hemácias são aproveitadas e os demais componentes do sangue são devolvidos ao doador. Cerca de 10 enfermeiros e técnicos de enfermagem começaram nesta terça-feira, 8, uma capacitação que segue até o dia 10, onde vão aprender a manusear o equipamento que realiza este processo.

Atualmente, o Hemoraima conta com apenas quatro profissionais capacitados para fazer a coleta por aférese. O objetivo da capacitação é otimizar esse tipo de coleta com mais profissionais qualificados para fazê-la, garantindo mais agilidade neste processo.

Também participam da capacitação profissionais que atuam no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Sousa Bento). As aulas serão ministradas pela enfermeira Mônica Torres. “Vamos ensinar estes profissionais a manusearem o equipamento. A coleta por aférese garante o atendimento a pacientes que necessitam de qualquer tipo de hemoterapia sem a necessidade de removê-los para outros Estados”, explicou.

A máquina coletora de plaquetas começou a ser usada em 2010, desde então tem garantido que pacientes que passaram por transplante de medula óssea, cirurgias cardíacas, ou tratamento de leucemias e outros cânceres, possam ser beneficiados com a coleta em Roraima.

Para o técnico de enfermagem Sullivan Guivara, que atua no Hemoraima há mais de 15 anos, essa é uma oportunidade de agregar ainda mais nos serviços do Hemoraima. “Além de adquirir conhecimentos, vamos agregar no serviço do Hemoraima, pois agora serão mais profissionais para realizar essa coleta. Essa capacitação vem em um ótimo momento”, completou o técnico.

Quem pode doar

Para realizar a doação de plaquetas, é necessário que o voluntário já tenha doado sangue, seguindo os mesmos critérios como:

– Estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas e/ou machucados pelo corpo ou na boca;

– Ter entre 18 e 55 anos de idade;

– Pesar 50 quilos ou mais;

– Estar bem alimentado;

– Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter doado sangue pelo menos 2 vezes.

Os interessados em fazer doação podem comparecer no Hemocentro, localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, Aeroporto, ao lado do HGR. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.

 

 

Veja também

Topo