A partir de agora, a coleta de sangue do tipo A+ será feita somente por meio de agendamento no Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima). O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 19, pela Secretaria de Saúde.
De acordo com a diretora Geral do Hemoraima, Patrícia Veríssimo, a medida busca assegurar o controle de doações desse tipo de fator [A+], evitando a perda de bolsas por vencimento de prazo.
“Diferente da situação das tipagens O+ e O-, cujo volume de bolsas encontra-se baixo, o nosso estoque de A+ está bem satisfatório. A gente até agradece ao comparecimento dos doadores, mas neste momento nós estamos focando na captação de O- e O+”, explicou.
Atualmente, o prazo de validade do sangue armazenado varia de 35 a 42 dias. Nesse período, as bolsas ficam armazenadas em equipamentos que preservam a qualidade de hemoderivados e hemocomponentes.
Devido ao comparecimento expressivo de doadores do tipo A+, o Hemoraima havia adotado o remanejamento de bolsas para a Hemoam (Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas). No entanto, a unidade também vem enfrentando situação semelhante à de Roraima.
O agendamento
Para realizar o agendamento, o doador poderá entrar em contato diretamente com o setor de Captação de Doadores, por meio do telefone (95) 98404-9593.
“A orientação para os doadores de A+ é que eles procurem o contato de telefone do setor de Captação, para fazer o agendamento de sua doação”, reforçou Patrícia.
Vale lembrar que as demais tipagens seguem sendo coletadas da forma tradicional, com o doador voluntário comparecendo até a unidade.
O Hemoraima está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, no bairro Aeroporto. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.
Minervaldo Lopes