Hemoraima e Juventude Batista promovem campanha de doação de sangue

A ação ocorrerá sábado, a partir das 7h30, estendendo-se até às 11h. A expectativa é receber aproximadamente 60 jovens. – Fotos: Ascom/Sesau

Para reforçar a importância da doação de sangue entre os jovens, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) realizará no sábado, 8, uma campanha em parceria com a Juventude Batista do Estado de Roraima.

A assistente Social do Hemoraima, Rejane Dias, disse que a ação ocorrerá a partir das 7h30, estendendo-se até às 11h. A expectativa é receber aproximadamente 60 jovens.

“Reforçando que essas campanhas são em prol dos nossos estoques. Como somos o único Hemocentro do estado de Roraima nossos estoques nunca estão satisfatórios, e no momento estamos necessitando que a população, principalmente os doadores O- e O+ se façam presentes na unidade”, informou.

Para ser um doador de sangue, é preciso que o voluntário tenha entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

A unidade fica localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), no bairro Aeroporto.

Domingo aéreo

Em celebração ao aniversário de 133 anos de Boa Vista, a equipe do setor de captação do Hemoraima estará presente no Domingo Aéreo, evento promovido pela BABV (Base Aérea de Boa Vista).

A ação será realizada no dia 9 de julho, a partir das 16h, no Parque do Rio Branco. Na ocasião, o Hemoraima fará panfletagem e a captação de voluntários para o REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).

“Estaremos lá com o estande fazendo panfletagem de orientações gerais sobre a doação de sangue, orientações após a doação de sangue e principalmente a nossa coleta para o cadastro do REDOME”, ressaltou a assistente social.

Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, além de não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Ao se encaixar nos pré-requisitos, o interessado preenche um formulário de cadastro que será inserido no Redome, depois é feito coleta de uma amostra de sangue de 5 ml que será enviado para um laboratório de análise.

Caso seu sangue seja compatível com algum paciente, o paciente será chamado para fazer a coleta de uma segunda amostra, que ocorrerá em outra cidade. Todas as despesas da viagem são custeadas pelo SUS, com direito a um acompanhante.

Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98414-0726.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo