Hemoraima e Unicless Educacional encerram programação com comparecimento de doadores voluntários

Atividade teve como objetivo reforçar o estoque, tendo em vista as festas de Carnaval. – Fotos: Ascom Sesau

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) recebeu na manhã deste sábado, 18, estudantes do Unicless Educacional. A ação encerrou a programação especial sobre fluxo do sangue e a importância da doação iniciada pelas duas instituições no dia 25 de janeiro.

A atividade de hoje teve como objetivo reforçar o estoque, tendo em vista as festas de Carnaval, e os alunos foram recepcionados na unidade com música e diversão.

“Iniciando nosso período de festas de Carnaval, estamos com uma campanha com o Uniclass, um parceiro fundamental que trouxe seus alunos para fazer a doação, antes de entrarmos nesse ciclo de festas que vai perdurar até quarta-feira”, ressaltou a assistente social do setor da Captação do Hemoraima, Hellen Bessa.

A coordenadora do polo Boa Vista do Unicless, Andreia Gonçalves, contou que o instituto se comoveu com o chamamento da unidade, incentivando seus alunos a serem doadores de sangue.

“Alguns alunos tinham dúvidas de como funcionava a questão da doação de sangue. Eu também tinha dúvidas e medo de vir doar, mas depois das semanas de palestras [promovidas pelo Hemoraima], nós perdemos esse medo, tiramos nossas dúvidas e ficamos muito alegres em fazer essa doação”, disse.

Doando sangue pela primeira vez, o servidor público Carlos Barreto, de 21 anos, ficou sabendo da campanha de doação no sábado, através de amigos. Ele falou da importância de seu ato em favor da vida de muitas pessoas.

“Eu sempre quis doar, mas não dava por conta do trabalho. Com essa campanha no sábado, consegui vir bem cedinho para fazer a doação. Foi muito rápida, totalmente indolor e depois ainda tomei um lanche bem reforçado; recomendo a todos”, destacou.

Quem pode doar?

Para ser um doador de sangue, é preciso se encaixar em alguns critérios: ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Funcionamento no Carnaval

Na segunda-feira, 20, a unidade fará apenas a coleta de aféreses (para públicos específicos previamente estabelecidos). Não haverá atividade na terça-feira, 21, ficando determinado o retorno do expediente normal a partir das 14 horas da quarta-feira de Cinzas, 22.

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo