Em virtude do crescente número de acidentes de trânsito, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) tem intensificado a realização de campanhas junto a instituições parceiras.
Nesta sexta-feira, 11, a unidade recebeu o apoio da Força Jovem Universal da Igreja Universal e de agentes do GIT (Grupo de Intervenção Tática) da Polícia Penal, subordinada à Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania). A recepção se estenderá até o sábado, dia 11.
“Nós estamos com essa campanha [em curso] com esses dois grupos e a nossa expectativa é receber aproximadamente 100 doadores até amanhã, dia 11”, afirmou a assistente social voluntária do Hemoraima, Terezinha de Jesus Kahn.
Além de ajudar a aumentar o volume de bolsas de sangue, especialmente os fatores O+ e O-, a unidade espera ainda sensibilizar os doadores voluntários sobre a importância da doação regular de sangue.
Para o coordenador da Força Jovem Universal, Gilberto Vidal, a ação é essencial para salvar vidas.
“Nós sabemos que uma bolsa de sangue salva em média quatro vidas, então não poderíamos jamais dar as costas para essa causa. Hoje estamos aqui com uma equipe de dez jovens, e no sábado também outros membros da Igreja estarão marcando presença aqui e fazendo a doação”, destacou.
Integrante do GIT, policial penal Eliab Silva decidiu aproveitar o aniversário do grupo para incentivar a doação regular de sangue.
“Nós aproveitamos os 10 anos para trazer todos para fazer essa doação de sangue hoje, com a ideia justamente que seja uma doação regular. É uma forma de motivá-los”, pontuou.
Como doar?
Para se tornar um doador de sangue, o interessado deve ter entre 16 anos e 69 anos, mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento oficial com foto.
O agendamento de doações pode ser feito por meio do telefone 98404-9593, mas as doações espontâneas também são bem-vindas na Unidade, de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.
“Hoje nós estamos recebendo esses dois grupos, mas você que é uma pessoa comum ou empresário, que queira fazer uma colaboração de solidariedade e amor ao próximo, também pode vir fazer sua doação de sangue. Basta agendar conosco uma data durante a semana”, salientou Terezinha Kahn.
O Hemoraima fica localizado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), no bairro Aeroporto.
Victória Teixeira