O Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento fará neste sábado, 20, e domingo, 21, um mutirão de ecocardiogramas transtorácicos para pacientes que aguardam na fila única do Sistema Único de Saúde em Roraima.
A ideia da ação é zerar a fila de espera existente no Estado, que atualmente é de 645 pessoas. Para este primeiro momento, estão sendo chamados 180 pacientes que serão acionados por meio do Núcleo Interno de Regulação do HGR.
“Preocupada com essa demanda reprimida e a necessidade de definição de diagnósticos e conduta por parte do cardiologista, nós organizamos esse mutirão para dar celeridade a realização desses exames. Sentamos com setor da cardiologia e definimos os dias para a realização desses procedimentos”, explicou a diretora geral do HGR, Patrícia Renovato.
O ecocardiograma transtorácico é um exame que permite a avaliação da estrutura e do funcionamento do coração de pacientes, por meio de ultrassom.
Nele, o médico passa uma sonda sobre o tórax do paciente, possibilitando a detecção de uma série de problemas como sopros cardíacos, causas de palpitação, dor torácica, falta de ar e diversas doenças do músculo cardíaco.
Em média, o procedimento dura aproximadamente 60 minutos/horas, sendo este um método não invasivo e altamente confiável.
Também ficou definido pelo NIR do HGR o chamamento de pacientes para mutirões agendados para os dias 27, 28 e 29 deste mês.
“O paciente será acionado pelo NIR, ele virá até o HGR para fazer o seu exame e receber o seu laudo. Paralelo a isso, as pessoas que forem solicitado o ecocardiograma recentemente, serão encaminhados para o CCDI [Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem] para prosseguir com a sua demanda”, completou a diretora.
Minervaldo Lopes