Historiador lança livros sobre a Amazônia Caribenha e história do gado em Roraima

Obras são fruto dos estudos do professor Reginaldo Gomes sobre o estado de Roraima no contexto da região Amazônica Caribenha. – Fotos: Divulgação

O professor e historiador Reginaldo Gomes de Oliveira lança nesta quinta-feira, 27, dois livros que relatam fatos históricos sobre a Amazônia Caribenha e a história da chegada do gado no estado de Roraima. O evento será às 17h30, no Auditório do CCH/UFRR, no Campus Paricarana.

O primeiro livro é a versão em inglês do livro lançado em 2021 também pela editora da UFRR, “Amazônia Caribenha: processos históricos e os desdobramentos socioculturais e geopolíticos na ilha da Guiana”, que vem com o título “Caribean Amazon: other perspectives, and socio-cultural and geopolitical processes on the Island of Guiana.

A obra aborda variados aspectos do processo de colonização na denominada ilha Amazônia Caribenha ou território da ilha da Guiana, para uma reflexão sobre a relação entre os cinco países que compartilham terras na referida ilha, localizada na América do Sul.

O autor enfrenta desafios ao coletar os dados e reunir diferentes abordagens na elavoração desta obra, que difunde o conceito de Amazônia Caribenha e seus desdobramentos históricos e culturais, como uma única e singular região.

Professor e historiador Reginaldo Gomes

Na obra, o autor destaca aspectos comuns na história dos estados federados brasileiros de Roraima e Anmapá, como originários da Guiana Portuguesa durante o processo de colonização europeu.

O segundo livro, “Amazônia Caribenha Colonial e a história do gado em Roraima”, publicado pela editora CRV, é fruto dos estudos do historiador sobre a região e aborda a colonização pecuária entre os rios Branco e Rupununi, no período de 1850 até 1930.

“São publicações dos meus estudos sobre o estado de Roraima no contexto da região Amazônica Caribenha”, explica o historiador.

Reginaldo Gomes de Oliveira é professor Titular do Curso de História da UFRR, hoje aposentado, mas desenvolve pesquisas como colaborador do Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia, vinculado à UFRR. É também Membro da Academia Roraimense de Letras.

Gilvan Costa

 

Veja também

Topo