Nesta terça-feira, 13, foi realizada uma ação policial com agentes da DPIPNE (Delegacia de Proteção ao Idoso e a Pessoa com Necessidades Especiais), da Polícia Civil de Roraima, para cumprir um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, 57 anos, acusado pelo crime de estupro de vulnerável. A vítima é filha do acusado, de 14 anos.
O crime
De acordo com informações prestadas pelo delegado titular da DPIPNE, Paulo Henrique Tomaz Moreira, que coordenou a ação para prender o acusado, o crime chegou ao conhecimento da Polícia após uma denúncia via CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança), e a ocorrência foi atendida pela Polícia Militar, no dia 08 de novembro deste ano e encaminhada à Delegacia Especializada.
“A vítima informou que desde os 12 anos, era vítima de abusos sexuais cometidos pelo pai. Que o crime era cometido sempre que a mãe saía para trabalhar”, disse Paulo Henrique.
Diante dos fatos, segundo Paulo Henrique Tomaz, para garantir a integridade da vítima foi solicitada uma Medida Protetiva, e a adolescente encaminhada para a realização de exames de conjunção carnal.
“Ouvimos as testemunhas e a própria vítima, que relatou que era ameaçada pelo pai para que não revelasse sobre a violência sexual a qual era submetida. A mãe disse que não tinha conhecimento dos fatos”, destacou o delegado.
Por não estar em situação de flagrante, o acusado foi qualificado e interrogado, e negou os fatos. Foi representada pela prisão preventiva do acusado que foi deferida pela Justiça.
A prisão
De acordo com o delegado Paulo Henrique Tomaz, o Mandado de Prisão Preventiva em desfavor do acusado foi emitido pela Vara de Crimes de Vulneráveis. E imediatamente foram iniciadas as diligências para cumprir a decisão judicial.
“Foram realizadas buscas em Boa Vista, e durante as investigações os agentes descobriram que o acusado havia fugido para o município de Rorainópolis, onde ele foi preso”, disse.
A prisão ocorreu na casa de um familiar, e ele não reagiu a ação da polícia. O home foi recambiado para Boa Vista, e após os procedimentos formais ele foi encaminhado a Custódia da Polícia Civil.