Hospitais de Roraima farão parte de projeto de regulação do SUS

O projeto será executado no HGR e no Hospital das Clínicas. – Foto: Ascom/Sesau

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta terça-feira, 31, à apresentação dos itens que farão parte do Projeto de Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização do SUS no Estado.

A programação foi iniciada pela parte da manhã, com a realização de uma oficina para diretores e técnicos das coordenações da pasta no auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.

“[Até o momento] 24 estados estão inseridos nesse formato [de projeto], [ele] está funcionando [em cada um desses Estados], e eu acredito que o estado de Roraima também consiga fazê-lo. Nós somos capazes, conhecemos o nosso serviço, temos ciência das nossas deficiências e sabemos onde queremos chegar, que é uma saúde de excelência”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

Idealizado por meio da parceria entre Ministério da Saúde e Conselho Nacional das Secretarias de Saúde, o projeto será executado em duas unidades de Roraima, sendo elas o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e o Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues.

“Além de disponibilizar novas ferramentas para a contratualização com mais eficiência em busca de atender a real necessidade dos usuários do SUS. O projeto vai nos ajudar a montar os fluxos de trabalho, definindo quais as ações iremos tomar para implementar a regulação no estado em benefício da população”, explicou a diretora de Regulação da Sesau, Ana Claudia Almeida.

Para a atividade de hoje, foram convidadas duas técnicas do Hospital Sírio-Libanês. Ambas auxiliarão na elaboração dos trabalhos que serão formados pelas equipes das unidades que receberão o projeto.

“A regulação é a coluna mestre da Secretaria de Saúde. Se você consegue ter uma regulação atendendo a necessidade da população, então conseguirá melhorar o acesso deles aos serviços de saúde, e com isso a qualidade de saúde pública vai melhorar bastante”, salientou a especialista em projetos do Sírio-Libanês, Tersa Franco.

Para o diretor geral interino do HGR, Raphael Brunelli, o projeto vai agregar uma rotina transformadora, uma vez que propiciará a criação de metas e organização do fluxograma das atividades desenvolvidas pelas equipes que atuam na unidade.

“O nosso hospital tem crescido cada vez mais de tamanho, e quanto mais fluxos e experiências a gente receber melhor vai ser para atender os nossos pacientes de forma adequada e eficaz”, pontuou.

Sobre o projeto

O Projeto de Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização do SUS visa prestar apoio técnico e metodológico para contribuir com o fortalecimento da área de regulação das unidades hospitalares, além de aprimorar o processo de contratualização nas secretarias de saúde dos estados que aderirem à iniciativa.

Contempla a contratualização de serviços de saúde, seguindo as normas e políticas específicas do Ministério da Saúde, estando dividido em preparação, operacionalização e institucionalização. A intenção é concluir todos os processos de implantação até dezembro de 2023.

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo