Hospital de Amor realiza mais de 10 mil atendimentos em 17 meses de funcionamento

Em outubro a demanda aumenta por conta das campanhas de conscientização. – Fotos: Divulgação

De Rorainópolis a Boa Vista, a agricultora Ivanilde Alves percorreu mais de 320 quilômetros para receber atendimento no Hospital de Amor. Ela faz parte dos mais de 10 mil atendimentos registrados nos últimos 17 meses, desde o início das atividades do hospital, que é referência no tratamento de câncer.

Moradora da vicinal 9, Ivanilde teve a primeira experiência com o Hospital de Amor na carreta móvel, uma espécie de consultório médico sobre rodas. Após alteração no exame, ela precisou se deslocar até Boa Vista para uma consulta com a mastologista da Unidade.

Mesmo preocupada com os tratamentos de saúde, a paciente agradeceu pela atenção e atendimento recebido, bem como a disponibilidade do Hospital de Amor para as mulheres do Estado. “Mulher tem que se cuidar porque o mais importante é a saúde, e nós temos um lugar que nos atende bem e de graça”, elogiou Ivanilde.

Antes da inauguração, em junho de 2021, o Hospital de Amor, instituição ligada ao Hospital de Barretos (SP), começou a atender as mulheres. A obra foi intermediada pelo deputado federal e senador eleito Dr. Hiran Gonçalves (PP) e pela ex-senadora da República, Angela Portela (PP), em parceria com o Governo do Estado.

“Considero uma das obras mais importantes na área da saúde para Roraima. Foi uma luta e agradeço aos parceiros. O Hospital de Amor está em funcionamento e salvará muitas vidas, tornando-se referência nacional em combate ao câncer”, celebra Dr. Hiran.

Atendimento

Agricultora Ivanilde Alves

O Hospital de Amor funciona na avenida Via das Flores, no bairro Pricumã, zona Sul de Boa Vista, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 17h. No local, as mulheres têm à disposição exames preventivos, como papanicolau (a partir dos 24 anos) e a mamografia (acima dos 40 anos) sem necessidade de encaminhamentos médicos.

Para isso, basta procurar a recepção munida com documento oficial com foto, CPF, Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência. Todos os procedimentos são gratuitos e ligados ao sistema público de saúde. Para o exame preventivo, não pode estar menstruada, não ter tido relações sexuais e nem usado creme ginecológico pelo menos três dias antes da coleta de material.

Prevenção

A principal função do Hospital de Amor em Roraima é a prevenção. Pelos exames preventivos, a equipe médica pode detectar possíveis casos de cânceres nas pacientes.

A diretora do Hospital de Amor, Jocineide de Souza, informa que todas as pacientes são acompanhadas. “Caso os exames apresentem alguma alteração, seja benigna ou maligna, a gente entra em contato e ela continua todo o tratamento aqui na unidade. E se precisar de ultrassom para biópsias, a gente faz aqui. Somos uma unidade de prevenção, rastreio e diagnóstico”, explica.

Se o caso for positivo para câncer, continua a enfermeira Alana Adad, as pacientes são encaminhadas para a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Estado de Roraima). “Aqui nós temos os dois principais exames como porta de entrada, fazemos a parte de prevenção”. Segundo ela, até o momento, 80 mulheres foram diagnosticadas com câncer de colo do útero ou mama.

Programação

Com o tema “Rosa nunca sai de moda, prevenção também não”, o Hospital de Amor seguirá o mês de outubro com rodas de conversas, palestras, Dia de Beleza e, no dia 19, haverá acolhimento especial às mulheres com câncer.

A Unidade disponibiliza ainda a Carreta de Amor, que está à disposição para mutirões de saúde. O agendamento pode ser feito no Hospital de Amor.

 

Veja também

Topo