Com a criação do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), pelo Governo de Roraima, as feiras fixas e móveis que eram administradas pela Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), agora são responsabilidade do novo órgão.
Com esta nova composição, as feiras serão modernizadas. “Eu determinei uma reorganização das feiras, porque sei da importância que elas têm para os feirantes e produtores familiares de todo Estado. A produção de alimentos é essencial para a economia de milhares de roraimenses”, pontuou o governador Antonio Denarium.
O coordenador de Assuntos Estratégicos do Iater, Denysson Amorim, afirmou que é um desafio coordenar as feiras, não somente pelos feirantes e produtores, mas também por ser algo tão tradicional em Roraima.
“A compra de produtos hortifrutigranjeiros faz parte da nossa tradição, somos acostumados e gostamos de comprar produtos regionais direto dos nossos produtores/feirantes. O apoio e fortalecimento desse mecanismo de comercialização é um dos pilares do Iater”, explicou Amorim.
Feira fixas e móveis em Boa Vista
A Feira do Iater funciona em frente à sede da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), localizada na rua General Penha Brasil, 1121, no bairro São Francisco, toda sexta-feira, das 7h30 às 12h.
Na Casa do Cidadão, localizada na rua, Izídio Galdino da Silva, no bairro Senador Hélio Campos, em frente ao Campo do Cachorrão), a Feira do Iater funciona todas às quintas-feiras, das 7h às 12h.
O Instituto é o novo responsável também pela organização da feira móvel do Vila Jardim, na avenida principal do bairro, todas às quartas-feiras, das 6h até 20h. Já a feira itinerante do Conjunto Cidadão, também localizada na avenida principal do bairro, funciona das 6h às 12h, todas as sextas-feiras.
As feiras fixas, do Passarão, que atualmente está sendo reconstruida e a do Produtor Rural, que irá entrar em reforma nos próximos dias, também fazem parte agora da administração do Iater. Na zona rural de Boa Vista, a feira da Vila Maklaren funciona aos sábados.
O próximo passo é a criação de uma feira do Iater em frente ao Parque Anauá. Em breve será anunciado os dias e horários de funcionamento.
Feiras do interior
As feiras da Vila do Apiaú e da Vila Pirilândia, funcionam no município de Mucajaí, ambas aos sábados. Já a feira Três corações, no município do Amajari, funcionam de segunda a domingo.
No município de Iracema, a feira da Vila Campos Novos funciona aos sábados e domingos. Já a feira da Vila Nova Colina, no município de Rorainópolis, funciona todos os sábados. Recentemente, a feira do município do Cantá, executada em parceria com a Prefeitura do Cantá, foi incluída na lista de feiras do Iater.