Idosos participam de programação recreativa no Centro de Referência

Ação foi alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa e teve parceria da Assembleia Legislativa. – Fotos: Eduardo Andrade

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos dos Idosos (CEDDIR), em parceria com a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realizou na manhã desta sexta-feira, 7, uma programação dedicada à terceira idade no Centro de Referência do Idoso, localizado no bairro Caranã.

De acordo com a presidente do CEDDIR, Eliseane Cardoso, a ação foi alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, e iniciou na quinta-feira (6).

“Essa programação foi pensada não somente para os idosos institucionalizados, mas aberta à comunidade. Oferecemos alguns serviços, por meio dos parceiros, como atividades esportivas e de saúde. Também distribuímos panfletos e orientamos sobre a violência contra a pessoa idosa”, explicou Eliseane.

A aposentada Raimunda da Silva Costa, de 78 anos, frequenta o Centro duas vezes por semana e acompanhou a manhã especial de programação.

“Aqui eu me sinto como se estivesse no meu lar, porque temos toda a assistência de que a gente precisa. Não só eu acho isso, mas os outros idosos também. Tem muitos que moram sozinhos e aqui eles se sentem muito bem. Eu participo de todo evento que tem no Centro. Adoro participar de tudo”, afirmou Raimunda.

Os idosos participaram de atividades recreativas com o Instituto Pirilampos; atendimentos clínicos, com estudantes da Estácio, Cathedral e do Centro de Educação e Técnica Especializada de Roraima (Ceterr); zumba, com o professor Janderson Pereira; orientações jurídicas, com o programa Defensoria Itinerante, além de sorteio de brindes.

Centro de Referência do Idoso

O projeto busca contribuir para o processo de envelhecimento saudável e desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades das pessoas idosas.

No local, eles participam de atividades, como natação, artesanato, caratê e coral, além de receberem acompanhamento médico.

“O idoso é portador de várias doenças crônicas, então precisa fazer acompanhamento regularmente. […] Aqui temos uma equipe com médico e enfermeiros. Solicitamos todos os exames necessários para que possamos fazer a avaliação e os idosos iniciem as atividades”, explicou a médica do Centro, Antônia Casarin.

Mais informações podem ser obtidas na sede do Centro de Referência, localizado na Rua Cabo PM Lawrence de Melo, número 762, Caranã.

Juliana Dama

 

 

Veja também

Topo