IFRR abre inscrições para aulas de violão a partir desta segunda-feira

As inscrições serão realizadas de 13 a 23 de junho, no horário das 14h às 21 horas, na Coordenação Pedagógica do Campus Boa Vista Zona Oeste. – Foto: Ascom/IFRR

Com o objetivo de integrar a comunidade do Bairro Laura Moreira e entorno, o CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste), por meio do projeto “Violão e os Acordes Básicos”, aprovado no Pbaex (Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), promoverá curso de violão com carga horária de 48 horas.

O período de inscrições começa na segunda-feira, 13, e vai até o dia 23 de junho, no horário das 14h às 21 horas, diretamente na Coordenação Pedagógica do campus, localizado na rua Professor Nonato Chacon, número 1.976, no bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão).

Ao todo, o curso gratuito disponibiliza 20 vagas para adolescentes com idade a partir dos 12 anos. As aulas estão programadas para ter início no dia 18 de julho, devendo ocorrer às segundas e quartas-feiras, no horário das 18h às 19h30.

Uma das coordenadoras do projeto, a técnica Aldaires da Silva, esclarece que o foco do curso estará nas pessoas que já possuem um violão e que desejam aprender ou aperfeiçoar o uso do instrumento musical.

“A seleção das vagas será por ordem de inscrição [chegada]. Havendo maior demanda que o número de vagas, o público externo terá prioridade, assim como a lista de espera poderá ser chamada a qualquer momento se houver desistência ou faltas habituais de algum participante”, explicou Aldaires.

Segundo o autor do projeto, o aluno bolsista do CBVZO Wenderson Cauã, do curso Técnico em Comércio, que deverá ministrar as aulas, a expectativa, além de promover a integração da comunidade com o campus e despertar mais interesse pelas ações do IFRR no local, é desenvolver habilidades sociais, despertar a autoestima, a disciplina, a sensibilidade, a socialização e a colaboração entre os participantes.

“Além de incentivar os participantes a ingressarem em algum dos cursos ofertados pela instituição, queremos ofertar à comunidade uma atividade de lazer saudável, valorizar a música popular brasileira e regional, assim como os talentos musicais, pois sabemos os benefícios que a música produz nos campos social, cultural e emocional”, comentou o estudante, ao lembrar que a música o ajudou a superar um período de depressão.

A partir da realização dessas aulas, um grupo deverá ser formado para apresentações nas atividades desenvolvidas pelo CBVZO, como eventos, saraus, entre outras. Também, conforme previsto no projeto, serão promovidos momentos de estudo coletivo, planejamento das ações pedagógicas e reuniões que visam estimular a reflexão acerca das ações realizadas.

Os resultados do projeto “Violão e os Acordes Básicos” deverão ser divulgados nos eventos institucionais do IFRR, em especial no sarau realizado no mês de novembro e no Forint (Fórum de Integração do IFRR), edição 2022.

 

 

Veja também

Topo