IFRR abre seleção para professores e equipe pedagógica no projeto Partiu IF 2026

As inscrições, que são gratuitas, ocorrem de 18 de dezembro de 2025 a 9 de janeiro de 2026, pela internet. – Foto: Divulgação

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização (Faepi) do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) publicou o Edital 155/2025, que trata do processo seletivo para o preenchimento de vagas, como bolsistas, nas funções de professor (nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza) e apoio pedagógico (nas áreas de psicologia, pedagogia ou serviço social) para atuação no projeto Partiu IF – edição 2026. As vagas estão distribuídas nos cinco campi do Instituto Federal de Roraima: Amajari, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste, Bonfim e Novo Paraíso.

O período de inscrições, que são gratuitas, é de 18 de dezembro de 2025 a 9 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, conforme orientações disponíveis no edital. A seleção é destinada, prioritariamente, a servidores do IFRR, que poderão atuar como bolsistas no projeto. Entretanto, na ausência de inscritos da instituição, servidores públicos das esferas municipal, estadual ou federal poderão ser convocados para compor cadastro de reserva e assumir as vagas remanescentes.

Quanto à atuação, os profissionais selecionados receberão bolsas mensais de acordo com a função exercida e deverão desenvolver as atividades de forma presencial, seguindo o cronograma e as demandas estabelecidas pela coordenação do Partiu IF em cada campus. As ações previstas não substituem as atribuições regulares dos servidores e deverão ser realizadas fora do horário de expediente.

Segundo o coordenador institucional do programa, Paulo Victor Azevedo Santos, o Partiu IF tem como foco a oferta de aulas e atividades voltadas à recuperação de aprendizagens de estudantes do 9.º ano do ensino fundamental da rede pública pertencentes a grupos prioritários e em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de acesso e permanência no ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Todas as informações sobre vagas, requisitos, valores das bolsas e cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital, publicado no site da Faepi.

O que é o programa Partiu IF

Voltado a estudantes do 9.º ano do ensino fundamental de escolas públicas, o Partiu IF prioriza os que estão em situação de vulnerabilidade social, incluindo pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Com foco na recuperação da aprendizagem, o programa desenvolve ações para auxiliar os estudantes a retomar conteúdos e habilidades que não foram plenamente consolidados ao longo da vida escolar. A carga horária total é de 320 horas, todas presenciais, sendo 160 horas de aulas e 160 horas de atividades complementares, como oficinas, orientações pedagógicas e atendimentos individualizados.

De acordo com Paulo Victor, as aulas se concentram nos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, preparando os estudantes para a transição do ensino fundamental para o ensino médio na Rede Federal. “Com o curso FIC Partiu IF, o IFRR busca ampliar o acesso de estudantes em situação de vulnerabilidade social ao ensino médio integrado, reafirmando nosso compromisso com a educação inclusiva, a equidade e a redução das desigualdades, além de valorizar a diversidade e a representatividade no Estado de Roraima”, explicou.

Veja também

Topo