IFRR e Prefeitura de Mucajaí dão início ao curso Técnico Subsequente em Agropecuária

Com carga horária de 1.220 horas, o curso Técnico em Agropecuária terá duração de 18 meses e será ofertado na modalidade a distância. – Foto: Ascom/IFRR

No próximo fim de semana, dias 5 e 6 de março, iniciam-se as aulas do curso Técnico em Agropecuária subsequente ao ensino médio na modalidade EaD ofertado pelo Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) em parceria com a Prefeitura de Mucajaí (RR). Os encontros presenciais para os 150 estudantes aprovados no seletivo serão no Centro de Convenções e Teatro José do Sesp, localizado na Rua Firmino Azevedo, ao lado da Escola Municipal José de Nazaré, na sede do Município de Mucajaí.

No primeiro dia, na parte da manhã, ocorre a aula inaugural, com programação que envolve a fala de autoridades (gestores do instituto, da prefeitura e do parlamento), momento cultural e relato de experiência de egressa do curso.

Ainda no primeiro dia, no período vespertino, a Coordenação do curso abordará assuntos como matriz curricular, cronograma do primeiro módulo (semestre), frequência e avaliações. Já a Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes) passará informações sobre os auxílios e a rede de apoio oferecida pela instituição. Além disso, a equipe pedagógica do CAM vai falar sobre estratégias de estudo, organização do tempo e outras atitudes que contribuem para o planejamento e a aprendizagem dos estudantes.

O segundo dia está reservado somente para a aula do primeiro componente curricular, ministrada pela professora Karla Cristina Tabosa Machado.

A diretora-geral do CAM, professora Pierlangela Nascimento da Cunha, falou sobre a relevância de o curso ser ofertado em Mucajaí. “Os munícipes de Mucajaí vão poder estar num curso de educação profissional que lhes possibilitará uma formação na área de recursos naturais. Com isso, poderão intervir e contribuir para a melhoria dos arranjos produtivos locais ofertando serviço especializado de assistência técnica rural. Assim, o IFRR está ampliando a sua atuação nos municípios de Roraima, e isso só foi possível devido à parceria entre a instituição e a Prefeitura de Mucajaí, que contou com o apoio do deputado federal Édio Lopes”, disse.

Com carga horária de 1.220 horas, o curso Técnico em Agropecuária terá duração de 18 meses e será ofertado na modalidade a distância, contando tanto com aulas remotas, pelo ambiente virtual de aprendizagem, quanto com encontros presenciais/síncronos, que devem ocorrer em alguns fins de semana ao longo da formação.

Áreas de atuação

Conforme o Projeto Pedagógico do curso, quando o estudante concluí-lo, estará apto para planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários; administrar propriedades rurais; elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção vegetal e animal; fiscalizar produtos de origem vegetal e animal; e atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Essas e outras informações estão nas páginas 22 a 117 do documento, que pode ser conferido aqui

Veja também

Topo