O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) lançou o concurso de produção textual para abordar o tema “Desafio da mulher professora no século XXI”. As inscrições dos textos inéditos ocorrem até o dia 19 de novembro de 2023, mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponível no site.
A iniciativa está vinculada ao projeto “A escrita como potência docente: possibilidades de construção do perfil profissional na formação de professoras iniciantes do IFRR”, do Programa Institucional de Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras (Inova), Edital 17/2023. O público-alvo é formado por professoras e alunas das redes de ensino federal, estadual, municipal e particular, independente de idade e região do Brasil.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Joelma Fernandes, a intenção do concurso é refletir sobre o desafio da mulher professora no século XXI, por meio do incentivo à produção escrita de mulheres, como uma das formas de empoderamento social. “Queremos oportunizar espaços de interlocução e visibilidade das mulheres docentes ou acadêmicas, por meio dos textos produzidos pelo e sobre o público feminino”, comentou.
Serão avaliadas 30 redações, sendo as 15 primeiras inscritas pela comunidade interna do IFRR e as 15 primeiras inscritas pela comunidade externa. Se as vagas destinadas à comunidade externa não forem integralmente ocupadas, ou vice-versa, a comissão organizadora fará o remanejamento das vagas. As três primeiras colocadas em cada categoria receberão troféus e certificados.
A publicação da homologação das propostas submetidas ocorrerá dia 20 de novembro e o resultado final será divulgado dia 24 de novembro. Mais detalhes sobre o concurso, as interessadas podem acessar o Edital 6/2023 – DIREX/DG-CBV/IFRR.