O Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, sedia, até 8 de abril, o I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, do qual participam gestores das redes portuguesas e brasileiras de educação profissional, científica e tecnológica, entre eles a reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), professora Nilra Jane Filgueira, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Sivaldo Silva.
A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do qual o IFRR faz parte, e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (Ccisp), e tem como objetivo incentivar a cooperação internacional entre as instituições de ensino superior de Portugal e do Brasil.
Por meio de reuniões, workshops, mesas-redondas e visitas interinstitucionais, o evento vai abordar temáticas que distinguem positivamente as instituições participantes: a mobilidade e a dupla diplomação; a inovação formativa; os processos de cocriação e o empreendedorismo; e o fortalecimento das redes de cooperação internacional que envolvem as instituições portuguesas e brasileiras. O evento será transmitido ao vivo pelo Instituto Politécnico de Bragança. Confira a programação completa aqui.
Atualmente, Portugal é o país com o qual as instituições da Rede Federal mais cooperam. Já existem 126 acordos assinados entre instituições brasileiras e portuguesas. Com relação à dupla diplomação, pelo menos 16 instituições da Rede Federal têm acordos com institutos politécnicos portugueses em áreas como engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de alimentos, engenharia química, engenharia civil e administração.
Conforme a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, essa é uma oportunidade de a gestão iniciar contatos e acordos internacionais. “Além da participação no seminário, que vai discutir temas importantes como a dupla diplomação, a inovação formativa e o empreendedorismo, estamos estabelecendo relações com instituições portuguesas com vistas a definir agendas estratégicas para firmar parcerias que contribuirão para o fortalecimento da gestão do IFRR no que diz respeito aos intercâmbios entre nossos estudantes e à formação em nível stricto sensu de servidores. Assim, somaremos forças com os demais institutos do Brasil, que já mantêm tais parcerias”, explicou.