IFRR: programação diversificada da 11ª edição do Forint atrai mais de 900 participantes

A abertura da 11ª edição do Forint ocorreu na manhã desta quarta-feira, 29, e o evento segue até sexta-feira, 1º, no Campus Novo Paraíso, no município de Caracaraí. – Fotos: Ascom/IFRR

Oferecendo quase 30 atividades diferenciadas na programação, o 11º do Forint (Fórum de Integração, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica), do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), iniciou nesta quarta-feira, 29, no CNP (Campus Novo Paraíso), com mais de 900 participantes.

A abertura do maior evento do IFRR foi realizada esta manhã, no ginásio poliesportivo do campus, e foi marcada por um momento cultural com a participação de grupos de servidores e estudantes da unidade de ensino anfitriã, com apresentações de músicas e danças.

O segundo turno da programação, no período da tarde, contou com a realização de oficinas e minicursos, sendo a oficina de Produção de Cerveja Artesanal uma das atividades mais procuradas.

A estudante de Publicidade do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste), Kézia Keulen, que já participou de outras edições do fórum, analisa que a cada ano o evento vem passando por saltos de qualidade e entregando mais resultados ao público interessado na produção e compartilhamento de conhecimento.

“A cada Forint a gente consegue perceber uma melhora muito grande e já foi possível ver a qualidade desta nova edição já no início do evento, que sempre faço questão de participar”, comentou.

O estudante de Agronomia do campus que está sediando o evento, o CNP, Thiago Silva dos Santos destacou a quantidade de possibilidades de aprendizado que o fórum colocou à disposição das pessoas interessadas este ano.

“Está valendo muito a pena para mim participar de um evento como esse que oferece muita oportunidade de aprendizado por meio de todas as atividades que são oferecidas em um só lugar. Já estou muito satisfeito com esse primeiro dia”, declarou.

A diretora-geral do CNP, professora Vanessa Rufino avalia que no primeiro dia do fórum já foi comprovado o atingimento de um dos objetivos que foi o intercâmbio de conhecimentos, principalmente entre os campi do instituto, visto a grande quantidade de participantes, interagindo em todas as atividades propostas.

“Atingimos nossas metas com 918 pessoas inscritas, dentre estudantes, professores e professoras, profissionais da área técnica, e integrantes da comunidade em geral, além de mais de 200 trabalhos submetidos para apresentação no evento. Tudo isso fruto de muito esforço e dedicação de todas as equipes envolvidas na organização. Para mim, já atingimos uma excelente participação e engajamento de todas as pessoas participantes”, declarou.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane afirmou que considerou a abertura dos trabalhos do fórum deste ano muito produtiva, visto a grande quantidade de atividades práticas oferecidas e o envolvimento, segundo ela, perceptível do público em todas as atividades, até mesmo as mais solenes.

“Foi muito bom poder perceber a valorização da realização do Forint por meio da comprovada grande participação do público. Esse é um evento muito especial para o instituto porque além de apresentar resultados de trabalhos e esforços diversos realizados durante todo o ano, ainda oferece gratuitamente para toda comunidade, interna e externa, mais oportunidades de capacitação. Entendemos que essa é mais uma das formas de contribuirmos com a nossa missão que é promover o ensino acessível e de qualidade para toda a sociedade e voltado para o desenvolvimento sustentável local, estadual e nacional”, declarou.

Forint 2023

A 11ª edição do Forint vai até dia 1º de dezembro, no CNP, com a temática “Educação profissional na perspectiva da inovação tecnológica”. O objetivo é promover intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e pessoas de toda a sociedade, que tenham interesse em ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.

A palestra que estava programada para abrir os trabalhos do evento este ano era “O papel dos Institutos Federais no fortalecimento dos arranjos produtivos locais para o desenvolvimento local, regional e nacional”, que seria proferida pelo reitor do Ifam (Instituto Federal do Amazonas), professor Jaime Cavalcante Alves, mas que foi cancelada por questões de saúde do palestrante.

O segundo dia do evento, além de contar com as atividades propostas na programação, como minicursos, palestras e oficinas, também deverá ser marcado pela comemoração do aniversário de 16 anos do CNP.

 

Veja também

Topo